Cidades

Rogério Cruz assina termo de cooperação com Secretaria de Segurança Pública de Goiás para ampliar combate à violência e crime organizado na capital

Publicado

em


O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, acompanhado do secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, assinou, nesta quarta-feira (16/03), termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) e administração municipal para o compartilhamento de dados e tecnologia de inteligência. O evento foi realizado no Auditório do Sesc Educação Continuada, no Jardim América.

O termo de cooperação técnica traz amparo jurídico à parceria, e permite o compartilhamento de dados entre as secretarias municipais e segurança pública estadual, além de acesso a bancos de outras administrações. De acordo com o documento, as plataformas de interoperabilidade devem contemplar requisitos de sigilo, confidencialidade, auditabilidade e segurança da informação.

Acordo também prevê constantes capacitações, relativas à gestão dos dados e às próprias políticas de combate ao crime organizado, e a participação de guardas civis metropolitanos e agentes de trânsito em cursos direcionados à Segurança Pública.

Segundo o prefeito, a integração e comunicação entre sistemas de inteligência propicia a formulação de políticas públicas de combate à violência e ao crime organizado mais efetivas, além de fortalecer rede de atenção às vítimas no âmbito do município. “Hoje a tecnologia nos dá a oportunidade de compilar dados, antes tratados apenas manualmente, com muito mais eficiência”, observa.

READ  Goiás vence Vila Nova por 3×1 nesta quarta-feira (16/11), e conquista o bi da Copa Master, competição com apoio da Prefeitura de Goiânia

O termo envolve a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov); Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM); Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec); Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh); Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME); Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma); Agência Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCM); e Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO).

Combate ao crime
Cruz avaliou a constante redução nos índices de criminalidade no Estado de Goiás, o que deve ser refletido na capital. “Novamente, reforçamos a importância da tecnologia que essa parceria nos proporciona. São ferramentas que permitem aos profissionais de segurança trazer respostas mais rápidas ao nosso cidadão. Assim, Goiânia é uma cidade inteligente e segura”, ressaltou.

A criação de fluxos e protocolos também visa o fortalecimento da rede de atenção e proteção às pessoas em situação de violência; fortalece Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas; e efetiva Norma Técnica de Atenção Humanizada às Pessoas em Situação de Violência Sexual.

O secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, agradeceu Rogério Cruz pela parceria com as forças de segurança do Estado. “Hoje mais um passo importante está sendo dado para transformar Goiânia na capital mais segura do país. Com a integração das informações, daremos mais resolutividade às nossas ações”, destaca. Para ele, o resultado dos investimentos em inteligência, parcerias e integração de forças traduz-se na redução dos índices de criminalidade.

READ  Matrículas para a Educação Infantil começam nesta terça-feira (11/1)

Homenagem
A solenidade também marcou a formatura do Curso de Inteligência em Análise Sistêmica de Organizações Criminosas (C.I.A.S.O.C.), e a entrega de homenagem da Superintendência de Inteligência Integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás ao prefeito Rogério Cruz, pela contribuição e importante apoio prestado ao Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado.

Participaram do evento, dentre outras autoridades, a superintendente de Inteligência Integrada da SSP-GO, Liliane Albuquerque Amorim; diretor geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Josimar Pires; os secretários municipais Michel Magul (Segov), Horácio Mello (SMM), Valfran Ribeiro (Seplanh), Luan Alves (Amma) e Wellington Paranhos (AGCM); a chefe da Casa Civil, dra. Rayssa Mello, e chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Alves Firmino.

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA