Distrito Federal

Robô Iza vai agilizar atendimento público nas ouvidorias

Publicado

em


A Controladoria-Geral do Distrito Federal (GCDF) reuniu tecnologia e inovação para melhorar ainda mais o serviço prestado ao cidadão. Nesta quarta-feira (12), na V Semana de Controle da CGDF, durante o painel sobre “Tecnologia aliada ao controle”,  o controlador-geral do DF, Paulo Martins, apresentou a Iza, a robô que vai ajudar na reclassificação de manifestações registradas pelos cidadãos do DF no ouv.df.gov.br. O evento foi transmitido e permanece disponível na TV Controladoria do DF no YouTube.

Arte: CGDF

“A tecnologia é uma grande aliada para que a gente alcance uma entrega cada vez mais benéfica ao cidadão. Nesse caso, a robô Iza vai agilizar o atendimento e aperfeiçoar as rotinas nas ouvidorias”, afirmou Paulo Martins.

Ao perceber que o relato do cidadão não condiz com o que ele marcou no registro, a robô vai avisar que tem algo errado e apresentar a classificação mais adequada

Atualmente, segundo a CGDF, o trabalho de ouvidoria gasta boa parte do tempo  reclassificando as manifestações dos cidadãos a fim de garantir um atendimento mais rápido e satisfatório. Agora, com a robô Iza, essas demandas serão automaticamente analisadas e reclassificadas. Ao perceber que o relato do cidadão não condiz com o que ele marcou no registro, a robô vai avisar que tem algo errado e apresentar a classificação mais adequada. É uma média de economia de um ano de trabalho dos ouvidores e suas equipes, que poderão focar em outras questões.

READ  Apoio ao empresariado para retomar economia

Etapas

Serão duas fases de implementação da inteligência artificial aliada ao serviço de ouvidoria no DF: na primeira fase, os próprios ouvidores ajudarão a robô a compreender melhor suas análises. Por isso, a tecnologia será implementada apenas internamente, unindo o conhecimento acumulado dos ouvidores à capacidade da Iza de processar informações.

Na segunda fase, que será lançada em breve, a robô vai ajudar também o cidadão. Não será mais necessário escolher a classificação, o órgão e o assunto da demanda. A Iza, após análise do relato, irá fazer essa escolha automaticamente. Isso vai facilitar a participação da população e agilizar o tempo de resposta e de solução.

O subcontrolador de Tecnologia da Informação e Comunicação da CGDF, Guilherme Modesto, explicou mais sobre a questão e afirmou que esse “é o primeiro passo de uso de inteligência artificial em ouvidoria, mas já estamos trabalhando com essa ideia para outras áreas, como por exemplo para a classificação de despesa”.

Com a Iza, a Controladoria-Geral do DF vai oferecer mais agilidade em respostas e atendimentos, e quem sai ganhando com isso é a população.

READ  Delegado Eduardo Prado questiona redução do atendimento do Ipasgo

*Com informações da CGDF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA