Carros e Motos
Renault Clio V6 faz 20 anos com um dos hatches mais irreverentes
Um dos hatches esportivos mais incríveis já fabricados, o Renaut Clio V6 completa 20 anos desde que foi lançado. Trata-se de um dos poucos modelos ousados, que ninguém achava que poderia ser feito em série. Foi mostrado primeiramente como protótipo, no Salão de Paris (França), em setembro de 1998.
Mas logo veio o modelo das lojas, com motor V6 do Laguna , mas com uma série de modificações para chegar nos 230 cv e faixa de corte em 7.100 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas, com sistema para tracionar as rodas traseiras com ajuda de diferencial autoblocante. Pisando fundo no acelerador, a primeira geração do Clio V6 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos e atingir 237 km/h.
Entre outras diferenças em relação convencional do hatch compacto, o V6 tinha apenas dois lugares, 17,1 cm a mais de largura, 6,6 cm a menos de vão livre do solo, 3,8 cm a mais de comprimento e entre-eixos alongado em 2,8 cm.
Para conter todo o ímpeto esportivo do Renault Clio V6 os freios são da AP Racing, com discos de 33 cm na frente e de 30 cm atrás. A suspensão também é exclusiva, com barras estabilizadoras usadas nos modelos de competição e do Clio Sport 172 , do qual também herdou outros componentes, entre os quais amortecedores, para-choques, capota, tampa traseira e capô.
Irreverência em duas fases
Quase não há espaço para bagagem, apenas 67 litros na frente e outros 45 litros atrás dos bancos. Mas os bancos são revestidos de couro Alcantara, existe ar-condicionado, sistema de som e vidros verdes. Apenas 1.631 unidades da primeira geração do Clio V6 foram fabricadas. Em 2003, começou a fabricação da segunda, não mais pela TWR , na Suécia, em na França.
Além da nova cara, o Clio V6 “Fase 2″ vinha com rodas de 18 polegadas de diâmetro no lugar das de 17”, 2,3 cm a mais de largura e com acréscimo de 3,3 cm de entre-eixos. O motor ficou ainda mais potente com retrabalho nos cabeçotes e no sistema de injeção de combustível, chegando nos 255 cv a 7.150 rpm e 30,6 kgfm de torque a 4.650 rpm, números para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atingir 246 km/h.
Em 2005 acabou a produção do Renault Clio V6 , com mais 1.309 unidades fabricadas. O carro saiu da linha de montagem, mas entrou para a história como um dos ícones entre os hatches esportivos. Um exemplar da primeira geração com apenas 3 quilômetros rodados, chegou a ser vendido por US$ 86 mil (equivalente a R$ 445 mil) há alguns meses.
-
Política7 dias atrás
Igape: Kleber Marra atinge mais de 66% dos votos válidos em Caldas Novas
-
Política7 dias atrás
Leonídio Bouças lidera pesquisa com 39,6% dos votos válidos
-
Destaque2 dias atrás
Segundo turno: Mabel lidera com 51% na capital
-
Política7 dias atrás
Wellington Carrijo lidera com 62% dos votos válidos
-
Cidades3 dias atrás
Ministérios Públicos de Goiás, São Paulo e Santa Catarina realizam operação cabala para desarticular fraudes bancárias
-
Ação Social2 dias atrás
Governo de Goiás abre edital no valor de R$ 10 milhões para atender entidades filantrópicas
-
Economia3 dias atrás
Indústria Goiana cresce 7,6% e registra segunda maior alta do país
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5859
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar