Política

Redes sociais da Alego estreiam duas novas séries

Publicado

em


A Seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está iniciando nessa sexta-feira, 13, duas novas campanhas nas redes sociais. Uma delas é a #EuAmoCerrado e a outra, #NossaHistória. Ambas serão publicadas sempre às sextas-feiras para mostrar aos seguidores 

Quem segue a Assembleia Legislativa de Goiás nas redes sociais deve ter notado que tem novidade. Nessa sexta-feira, 13, duas novas séries começaram a ser publicadas nas plataformas. “Eu Amo Cerrado” vai trazer postagens semanais com informações sobre o bioma para incentivar a preservação e a disseminação de conhecimento sobre a nossa biodiversidade. Além disso os seguidores poderão opinar sobre as espécies que mais admira. 

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e cobre uma área de 2 milhões de km² ou 204 milhões de hectares. Isso representa quase um quarto de toda a extensão territorial do país. O cerrado é a savana mais rica do mundo: abriga mais de 11.000 espécies vegetais, grande variedade de vertebrados terrestres e aquáticos e elevado número de invertebrados. 

O Cerrado também é conhecido como berço das águas, porque abriga as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, da Prata e do São Francisco. Além disso, as árvores do Cerrado são essenciais para garantir o reabastecimento de aquíferos. Muitas plantas do Cerrado têm só um terço de sua estrutura acima da superfície e, para sobreviver num ambiente com solo pobre em nutrientes, desenvolveram raízes profundas e bastante ramificadas. As inúmeras raízes formam um complexo, que retém água e alimenta as plantas na estação seca. Quando há excesso de água, as raízes agem como esponjas encharcadas, “derramando” o líquido não absorvido para lençóis freáticos no fundo. Dos lençóis freáticos a água passa para os aquíferos.

READ  Plenário dá sinal verde à matéria que abre créditos para uso de recursos da Lei Aldir Blanc

O bioma é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Também está presente em pequenas porções no estado do Paraná, no Sul do Brasil. Até mesmo na região Norte, onde o bioma Amazônia é predominante, se encontram áreas enormes de vegetação típica de Cerrado, nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Pará. 

Já a série Nossa História vai trazer detalhes, informações e curiosidades sobre nossas origens, nossa cultura e tudo o mais que remete à história de Goiás.  

A primeira postagem conta sobre a origem do nome do estado de Goiás, que vem dos indígenas “goyazes” ou “guaiás”. O termo vem do tupi “gwaya” e quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. 

Outra informação trazida pela publicação diz respeito à formação do povo goiano: “a chegada dos bandeirantes que vieram de São Paulo em busca de ouro faz parte da formação do nosso estado. Nativos indígenas, negros e bandeirantes deixaram como legado as principais cidades históricas: Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, a primeira capital do estado”. 
 
A postagem traz, ainda, uma foto da cidade de Goiás, antiga capital do Estado, em 1957, quase 230 anos após o início da sua fundação. 

READ  Deputados se reúnem hoje, para apreciar projetos e indicações

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA