Nacional

Quase centenária, Festa da Achiropita volta a ser realizada em SP

Publicado

em

Após dois anos sem poder ser realizada por causa da pandemia do novo coronavírus, a tradicional festa italiana do Bixiga, em celebração a Nossa Senhora da Achiropita, chega à sua 96ª edição e voltando ao presencial. Durante o evento, diversas barracas são dispostas pelas ruas do bairro, oferecendo ao visitante pratos típicos italianos como a fogazza, a fricazza, a polenta e o macarrão. Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), o evento chega a atrair cerca de 200 mil pessoas.

A festa, que faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, é uma homenagem à padroeira do bairro e teve início com a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Bixiga, no início do século passado.

Para a edição deste ano estão previstas 35 barracas, duas delas dedicadas à maior atração da festa: a fogazza, cujas filas podem demorar até duas horas. Segundo os organizadores, mais de 200 voluntários trabalham nessa produção das fogazzas, uma massa frita e crocante, recheada com queijo, que lembra um pastel.

A festa é realizada todos os sábados e domingos do mês de agosto, até o dia 4 de setembro, e é realizada entre as ruas Treze de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto, no Bixiga, centro da capital paulista. Aos sábados, ela tem início às18h. No domingo ela começa mais cedo, as 17h30.

READ  PM resgata três crianças torturadas em ritual religioso contra Covid-19

Além da venda de doces e salgados nas barracas de rua, a festa promove também novenas a Nossa Senhora e uma procissão em louvor à padroeira do bairro, que acontece no dia 21 de agosto, a partir das 15h. A renda arrecadada é destinada aos projetos sociais da paróquia.

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA