Política

Proposta que cria microrregiões de saneamento básico será debatida em audiência pública na segunda-feira, 30, às 14 horas

Publicado

em


Uma audiência pública vai debater o projeto de lei nº 6306/21, da Governadoria do Estado, em tramitação na Assembleia Legislativa, que visa instituir as Microrregiões de Saneamento Básico do Centro-Oeste e Centro-Leste de Goiás. O debate, organizado pelo relator da matéria na Comissão Mista, deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), acontece nesta segunda-feira, 30, às 14 horas. O evento será transmitido pela plataforma Zoom e poderá ser acessado da seguinte forma: pelo ID da reunião (nº 856 0822 0854), por meio da senha de acesso (nº 211477).

“A regionalização é premissa essencial do novo Marco Legal do Saneamento. Levaremos essa discussão até a sociedade para melhor compreensão do projeto de lei enviado pelo Executivo. O objetivo é ampliar e melhorar os serviços de água e esgoto em todos os municípios”, explicou o parlamentar.

De acordo com a proposição enviada pelo Governo, o objetivo é superar os obstáculos das desigualdades no acesso aos serviços de saneamento básico e garantir que sejam cumpridas as determinações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 14.026, de julho de 2020) que, em síntese, instituiu a livre concorrência para sistemas de água, esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos. “No entanto, a medida vem preocupando os municípios, que temem a perda de autonomia”, assinala Cruvinel.

READ  Moraes manda suspender perfis de jornalistas bolsonaristas

Já confirmaram presença no evento a secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Andréa Vulcanis; presidente da Saneago, Ricardo Soavinski; presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR); Marcelo Nunes de Oliveira; superintendente estadual da Funasa em Goiás (Funasa-GO); Lucas Pugliesi Tavares; presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Paulo César Pereira; presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto de Rio Verde (AMAE-RV), Bruno Botelho Saleh; presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves; e o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlos Alberto Andrade.

O consultor econômico Cláudio Frischtak, especialista em infraestrutura e sócio fundador da Inter B Consultoria, também participará do encontro a convite da FGM, para fazer uma análise da estrutura do projeto e a viabilidade econômica da proposta.

“O objetivo do debate será esclarecer aos deputados e prefeitos goianos sobre os desafios e oportunidades que o Novo Marco Legal de Saneamento traz para os municípios e para a melhoria da qualidade de vida de sua população”, reitera Virmondes.

READ  Parlamentares fazem avaliação da nova sede da Alego após visita

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA