Política

Proposta de Henrique Arantes, Alego homenageia os 85 anos do Atlético Goianiense em sessão especial nessa 5ª-feira

Publicado

em


Por iniciativa do deputado Henrique Arantes (MDB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou, na noite dessa quinta-feira, 31, uma sessão especial em homenagem aos 85 anos do Atlético Clube Goianiense. A cerimônia, realizada no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, contou com a presença de dirigentes e ex-jogadores do time. Ao todo, 22 pessoas foram homenageadas no encontro.

A sessão teve início às 19h30 e o primeiro a discursar foi o deputado autor do encontro. “Infelizmente, não poderíamos promover essa solenidade no sábado, dia 2 de abril, quando realmente comemoramos os 85 anos do Atlético. Mas encontramos, nessa oportunidade, uma forma de reconhecer as pessoas que amam, lutam, trabalham e militam pelo nosso querido Atlético”, disse Arantes. 

Na sequência, a palavra foi passada ao presidente do clube, Adson José Batista Mesa. “Agradeço essa homenagem tão importante. Esse reconhecimento a um dos maiores clubes do País me envaidece muito. Há quase 17 anos começamos um trabalho no Atlético, pelo qual me tornei apaixonado. Desde então trabalho todos os dias pensando no crescimento desse clube”, disse. 

Adson disse que sempre acreditou na possibilidade do clube se tornar referência. “Graças a um trabalho pautado pelo idealismo e coragem, conseguimos chegar a um patamar de reconhecimento internacional. O Atlético é importante para o esporte goiano e estar aqui nessa Casa, hoje, confirma isso.” 

O presidente do Conselho Deliberativo do clube e ex-deputado Jovair Arantes também fez uso da palavra. “Temos aqui pessoas que participaram do antes e depois da retomada do Atlético. Todos com a mesmíssima importância. Tivemos momentos em que o clube quase desapareceu, chegamos ao fundo do poço. Mas nossa retomada mostrou que tudo é possível quando existem pessoas que vão à guerra com vontade de vencer”, destacou. 

Jovair, ainda, reforçou que o clube está crescendo a partir de uma administração enxuta e auditada. “Hoje temos uma administração muito clara e ficamos muito felizes por estarmos aqui comemorando esses 85 anos”, finalizou. 

READ  Executivo apresenta matéria para incorporar o convênio do ICMS à legislação estadual

Deputados 

Também homenageados, os deputados Bruno Peixoto (MDB), Helio de Sousa (PSDB) e Wagner Neto (Pros) falaram sobre a trajetória e paixão pelo clube na tribuna. “Quero parabenizar o deputado Henrique Arantes pela lembrança. Tive oportunidade de fazer homenagens como essa ao nosso time na Câmara Municipal de Goiânia e também na Alego. Fico feliz em reencontrar tantos amigos”, disse Bruno. 

Helio  de Sousa, por sua vez, disse ter uma “paixão familiar” pelo time. “Minha família chegou a Campinas em 1962. Eram seis homens e uma mulher, todos atleticanos, exceto a mulher, que não gostava de futebol. Fico feliz em poder dizer aqui das agonias que vivemos. Compartilhamos momentos difíceis e é algo gratificante ver a que patamar chegamos.“

Wagner Neto se mostrou honrado com a lembrança. “Não sei se mereço tanto. Sou apaixonado por futebol, como a maioria dos brasileiros, e me tornei atleticano com o passar do tempo. Vi o momento de reconstrução do time, a vinda da Série C para a B, da B para A. Acompanhamos tudo de perto, toda a ascensão do clube. Essa equipe nos orgulha por ser gerida de uma forma extraordinária.”

Histórico

Fundado no dia 2 de abril de 1937, o Atlético é um clube de origem popular, sua fundação está ligada diretamente a uma iniciativa comunitária, fruto da ação de moradores e pequenos comerciantes do tradicional bairro de Campinas e da Vila Operária. O clube, que tem um dragão como mascote, foi o primeiro time a ter um campo de futebol próprio, o Estádio Antônio Accioly, e conquistou seus primeiros títulos na década de 50, época na qual o clube afirma o seu pioneirismo no futebol goiano, sendo a primeira equipe do estado a vencer um grande time brasileiro, o São Paulo.

READ  Proposta de Talles Barreto, Alego homenageia pastores com Certificado do Mérito Legislativo

Em 1971, o Atlético conquistou o primeiro título nacional da história do futebol goiano: o Torneio da Integração Nacional, uma competição equivalente, à época, ao Campeonato Brasileiro da Série B que temos hoje. Atualmente, o time conta com quatro títulos nacionais, 28 estaduais, quatro municipais e duas honrarias, figurando, ainda, em 19º lugar do ranking nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Homenageados

Os homenageados da noite foram condecorados com o Certificado do Mérito Legislativo. Todos os escolhidos fizeram ou fazem parte da história do clube. Segundo o parlamentar autor da homenagem, cada uma das personalidades contribui com relevantes serviços ao estado, colaborando no aprimoramento da sociedade goiana como um todo.

A lista dos condecorados: 

Adson José Batista Mesa – Presidente do Atlético Clube Goianiense
Afrêni Gonçalves Leite – Ex-deputado
Albertino Marques da Silva – Empresário
Anailson Brito Noleto – Ex-jogador
Ari Paghetti – Ex-jogador
Beloianis Meneses Póvoa – Ex-jogador
Bruno Regiany Peixoto Pimenta – Deputado estadual
Carlos Luz Elias – Ex-deputado
Claussio dos Santos Dimas – Professor de educação física
Helio de Sousa – Deputado estadual
Honor Cruvinel de Oliveira – Ex-deputado
Jovair de Oliveira Arantes – Presidente do Conselho Deliberativo do Atlético
Júlio Cesar Barbosa – Ex-jogador
Júlio Cesar Garcias – Ex-jogador
Leandro Lino de Freitas – Ex-jogador
Lindomar de Paula Queiroz – Ex-jogador
Márcio Luiz Silva Lopes Santos Souza – Ex-goleiro
Matheus Neves Ferreira -Torcedor e cantor
Ubirajara Maotsetung de Menezes Póvoa – Ex-jogador
Valdeir Celso Moreira – Ex-jogador
Wagner Camargo Neto – Deputado estadual
Wilson Francisco De Jesus – Entre os 5 jogadores que mais vestiram a camisa do time

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA