Política

Projeto visa incentivar os jovens na formação acadêmica por meio da literatura

Publicado

em

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 1163/20, que institui o Prêmio Jovens Escritores nas escolas públicas da rede estadual de ensino. Proposto pelo deputado Paulo Trabalho (PL), o texto tem o objetivo de incentivar os jovens na formação acadêmica e cultural por meio da literatura. 

O prêmio, segundo o parlamentar, será concedido em duas diferentes categorias. Uma delas destinada a alunos do ensino fundamental II e outra para estudantes do ensino médio. Para ter acesso ao prêmio, os alunos receberão os respectivos temas pelas instituições de ensino. A partir disso, terão 60 dias para elaborar suas dissertações juntamente com os professores. 

Após a entrega do material, a instituição de ensino deverá, no prazo de 20 dias, apresentar à diretoria os três melhores trabalhos das duas categorias. Os trabalhos serão levados à Secretaria de Educação que no prazo de 30 dias deverá declarar os três primeiros colocados. 

Segundo a matéria, haverá uma cerimônia de entrega do prêmio. O evento será realizado pelo governador do Estado e secretário de Educação na semana do Dia das Crianças. Na ocasião, os professores e alunos serão homenageados. 

READ  Deputados apresentam projetos de lei e requerimentos à Mesa Diretora

Em justificativa, o autor da proposta argumenta que o incentivo à educação deve ser uma das prioridades do Poder Legislativo. “Infelizmente ao longo dos anos o nosso País tem vivenciado uma gradativa desidratação de nosso sistema de educação, seja pela falta de interesse por parte dos mais jovens, seja pelos professores que se sentem desestimulados”. 

Na visão de Trabalho, o povo goiano possui grande potencial no que diz respeito à criatividade, seja ela esboçada e gravuras, em objetos ou como forma literária. “Ao fomentar para que os nossos alunos posssa produzir dissertações, estariamos lapidando futuros escritores, poetas e artistas. Estariamos promovndo, por meio do incentivo à leitura, cidadãos mais interessados às informações e desta forma a formação da opinião individual”. 

A matéria, vale lembrar, já tramitou pelas comissões competentes e se encontra, agora, em primeira fase de discussão e votação em plenário. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA