Tocantins

Projeto de Telemedicina faz a diferença para crianças internadas no HGP

Publicado

em


Projeto de Telemedicina faz a diferença para crianças internadas no HGP

15/01/2021 – Luciana de Barros/Governo do Tocantins

A Unidade Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), do Hospital Geral de Palmas (HGP), presta assistência a crianças que necessitam realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade ou apresentam um estado grave. Há dois anos, a unidade conta com o projeto de suporte de profissionais de excelência do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), e vem fazendo a diferença no trabalho dos profissionais e na assistência a estes pequenos pacientes que inspiram cuidados especializados. O suporte inclui discussão de casos e esclarecimentos de dúvidas da rotina diária de atendimentos da UTI, com uso da tecnologia do Projeto de Telemedicina Pediátrica.

O HGP foi um dos dois hospitais do Brasil selecionados para implantar este projeto nas Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica, sendo o único hospital da Região Norte. Os outros que também foram implantados a telemedicina  são: Hospital Regional Norte (Sobral – CE) e Hospital Federal Cardoso Fontes (Rio de Janeiro – RJ).

“Este projeto veio para somar às nossas ações e para ofertar uma assistência de qualidade aos pacientes que é o nosso principal foco, além de subsidiar a troca de conhecimentos com nossos profissionais que se dedicam com afinco em prol do paciente”, afirma o titular da SES, doutor Edgar Tollini.

Este trabalho faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, voltado ao fortalecimento do SUS, especificamente em telemedicina. “É uma iniciativa incrível. Por meio deste projeto temos a possibilidade de compartilhar informações em tempo real, por videoconferências, entre a equipe de Moinhos de Vento e equipes assistenciais da nossa unidade. Utilizamos todos os dias, com visita em cada leito. Solicitamos reuniões com nossos especialistas e com os especialistas do Hospital Moinhos de Vento e apresentamos caso clínicos complexos, tendo assim a oportunidade de receber orientações, discutir os casos clínicos e diagnósticos com os neuropediatras, radiologista pediátrico e infectologistas que atuam no hospital de Porto Alegre”, declara a médica pediátrica intensivista do HGP, doutora Maria Regina KomKa.

Segundo a médica especialista, quando o paciente é internado na UTI, já é cadastrado previamente no sistema do projeto, com autorização da família para liberação de imagens. “O médico do hospital gaúcho possui os dados e a imagem do paciente (pela câmera) e conversamos sobre o caso”, explica.

Sobre a UTIP

A Utip do HGP dispõe de equipe multidisciplinar qualificada e presta assistência contínua ininterrupta (24 horas), e atende pacientes de todas as patologias desde os 30 dias de vida até 12 anos.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Sine Tocantins intermedeia 288 oportunidades nesta segunda
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA