Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Projeto de Amilton Filho incentiva construção de ciclovias e uso de bicicletas

Publicado

em


Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o Projeto de Lei nº 8846/21, de autoria do deputado Delegado Eduardo do Prado (DC), que pretende alterar a Lei n° 16.369, de 9 de outubro de 2008, e aperfeiçoar a legislação vigente. O objetivo é estabelecer uma política de incentivo ao uso da bicicleta e dar apoio a uma prática de mobilidade sustentável, no âmbito do estado de Goiás.

Com o intuito de colaborar com a temática da mobilidade urbana, que é desafiadora, especialmente nos principais centros urbanos do país, a matéria traz em sua justificativa que, doravante, todas as construções, reformas ou duplicações de rodovias estaduais em trechos urbanos deverão acrescentar a construção de faixas de ciclovias, objetivando oferecer a devida condição de trafegabilidade aos ciclistas.

“Sabemos que a demanda por transportes de passageiros é crescente no mundo todo, entretanto, aumentar ainda mais a quantidade de automóveis nas ruas pode implicar maior emissão de gás carbônico na atmosfera e piorar ainda mais o efeito estufa e as condições climáticas”, diz o deputado.

Por isso mesmo, o projeto do parlamentar reforça o incentivo do uso da bicicleta como meio de transporte não poluente, buscando ampliar modais que atendam sobremaneira a questão da sustentabilidade, tão urgente em todo o planeta.

“Dessa forma, podemos afirmar que a mobilidade sustentável implica melhoria da qualidade de vida, especialmente, daqueles cidadãos que residem em grandes centros urbanos. O uso da bicicleta não só melhora as condições climáticas das grandes cidades, bem como colabora para recuperar a saúde daqueles que fazem uso da prática diária de exercícios físicos”, anota.

A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Amilton Filho (Solidariedade)

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA