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Procon Goiânia notifica bancos digitais C6 e Pan por cobrança de consignado sem contratação e marketing abusivo

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Em função do aumento de reclamações relacionadas a empréstimos consignados e prática de marketing abusivo, o Procon Goiânia notificou os bancos digitais C6 e Pan nesta segunda-feira (21/03). As empresas têm 20 dias para responder aos questionamentos, sob pena de multa. De acordo com o Procon, só março já foram protocoladas 150 reclamações contra essas duas instituições.

No que diz respeito aos consignados, a maior parte das queixas traz relatos de que os bancos cobraram valores de empréstimos não contratados pelos clientes. Parcela significativa dos consumidores lesados são aposentados e pensionistas do INSS.

As denúncias de marketing abusivo, por sua vez, contêm relatos de assédio supostamente praticado por correspondentes bancários que ofereciam serviços em aplicativos de mensagens e ligações.

Explicações
As empresas devem informar como e por que canais elas oferecem e viabilizam a contratação de crédito consignado. A notificação do Procon Goiânia também pede explicações sobre como o consumidor pode cancelar as operações indevidas e pergunta como os problemas relatados foram (ou serão) resolvidos.

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A presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira, explica que conceder empréstimo consignado sem a solicitação do cliente é uma infração gravíssima ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e viola não apenas o direito à livre escolha, bem como coloca em risco a saúde financeira da vítima.
“Se não houver esclarecimento por parte das empresas, o Procon Goiânia aplicará multa severa e coibirá esse tipo de prática danosa às pessoas, normalmente idosas, e que não avaliam o perigo que representa o superendividamento”, afirma.

O Procon Goiânia orienta o consumidor a registrar reclamações sobre empréstimo consignado pelos telefones (62) 3524-2942, 3524-2936. Ainda, pelo e-mail [email protected] e aplicativo Prefeitura 24h.

Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon Goiânia) – Prefeitura de Goiânia

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