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Procon Goiânia divulga lista de preços e dicas para a Black Friday

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Para ajudar os consumidores na Black Friday, que ocorre na próxima sexta-feira (26/11), o Procon Goiânia divulga as planilhas de preços de 429 produtos que podem entrar em promoção. A coleta foi realizada em 39 estabelecimentos entre os dias 12 a 22 de novembro.

A lista é composta por produtos como eletrodomésticos, televisores, celulares, notebooks, eletroeletrônicos, entre outros itens. A pesquisa tem como objetivo ajudar o consumidor a comparar os preços que serão praticados no dia da Black Friday e se for constatada elevação de preço o Procon Goiânia deverá ser acionado para autuar o estabelecimento.

O Procon Goiânia fará nesta sexta-feira (26/11) plantão para receber as denúncias e orientar os consumidores sobre as compras. Os canais de atendimento estarão disponíveis para reclamações de falsos descontos, cancelamento da compra sem justificativa e outros problemas que possam ocorrer.

O Procon Goiânia vai autuar as empresas que praticarem publicidade enganosa ou por descumprimento de oferta. O consumidor poderá denunciar por meio dos telefones 3524-2936 e 3524-2942 ou aplicativo Prefeitura 24 horas.

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Confira aqui a pesquisa completa

Orientações

Para evitar dores de cabeça e economizar na hora da compra, o Procon Goiânia orienta o consumidor a procurar com antecedência informações sobre a marca e/ou produto que tenha interesse. É importante fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando, assim, gastar mais do que o previsto.

Na hora da compra, verificar a reputação da empresa, o prazo de entrega e a política de trocas. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações em português de forma clara, com o CNPJ do fabricante ou importador, além dos riscos à saúde e segurança.

Os produtos devem apresentar o preço à vista e, se vendidos de forma parcelada, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, como o valor e números de parcelas.

Nas compras online, o consumidor precisa verificar a autenticidade do site. Observar se a extensão HTTPS e o cadeado fechado estão presentes na barra de endereço. Navegar nos canais oficiais das lojas. Evitar clicar em links de ofertas recebidos por e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais, porque às vezes podem ser vírus.

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Desconfiar de ofertas extravagantes em sites desconhecidos. Observar se há alteração no preço informado em todas as etapas da compra. Caso haja divergências, tire prints para comprovar a irregularidade.

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como, por exemplo, por telefone, a domicílio ou online, o consumidor pode realizar a devolução do produto dentro do prazo de 7 dias após o recebimento.

Anderson Clemente, da editoria de Defesa do Consumidor

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