Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Presidente da OCB Luiz Alberto fala sobre a função institucional da organização

Publicado

em

A Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Goiás tem em média  400 mil cooperados

O Programa Café com Prosa, da última sexta-feira (10), apresentado por Renato Sobrinho e Eube Messias teve a participação do presidente do Sistema OCB/GO, Luiz Alberto Pereira, que esclareceu dúvidas sobre a Organização das Cooperativas Brasileiras.

Luiz Alberto explicou o que é a OCB/GO, a Organização das Cooperativas Brasileiras, de Goiás. A OCB tem duas funções, a Institucional, defender o cooperativismo as cooperativas e cuidar das questões sindicais, prestar assessorias contábeis e jurídicas às cooperativas. A segunda função é o braço operacional do cooperativismo, oferece formação profissional e monitoramento, assessoria econômica às cooperativas’’, explicou o presidente.

O presidente Luiz Alberto explanou sobre a quantidade de cooperados em Goiás. “Hoje no nosso Anuário, baseado no último Censo, alcançamos cerca de 400 mil cooperados. Ou seja, considerando que cada família tem entre três a quatro pessoas, temos mais de 1.5 milhão de pessoas as quais, de certa forma ou outra, diretamente ou não, estão ligadas ao cooperativismo “, atestou.

“A OCB/GO, tem força econômica, hoje chega a mais ou menos 10% do PIB, representado pelo cooperativismo. Claro que não existe uma separação do PIB do cooperativismo, isso abrange o comércio, indústria, agronegócio. Estamos atuando praticamente em todas essas áreas, você pode agregar ao cooperativismo os 10% do PIB, por essa função, e pela força política”, disse Luiz Alberto. 

O presidente explicou qual área existe o Cooperativismo: “Hoje dividimos praticamente o cooperativismo em sete ramos. Os três mais conhecidos são Crédito, Agro, Saúde. Fora esse temos o da Infraestrutura, no ramo trabalho e educacional. Em Goiás, com o nome de cooperativa, temos em média 600 delas registradas e usufruindo de todos os benefícios e da representação da OCB, com cerca de 270. Nosso desafio é verificar dentro dessas cooperativas que estão registradas, descobrir quais realmente são cooperativas, muitas das vezes, pode-se usar de cooperativa e ser uma associação. 

Luís Alberto Pereira

Atual presidente do Sistema OCB/GO – entidade que engloba o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Cooperativismo em Goiás (SESCOOP/GO – integra o Sistema S) Também é atual presidente da Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás).

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA