Geral

Presidente da OCB Luiz Alberto fala sobre a função institucional da organização

Publicado

em

A Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Goiás tem em média  400 mil cooperados

O Programa Café com Prosa, da última sexta-feira (10), apresentado por Renato Sobrinho e Eube Messias teve a participação do presidente do Sistema OCB/GO, Luiz Alberto Pereira, que esclareceu dúvidas sobre a Organização das Cooperativas Brasileiras.

Luiz Alberto explicou o que é a OCB/GO, a Organização das Cooperativas Brasileiras, de Goiás. A OCB tem duas funções, a Institucional, defender o cooperativismo as cooperativas e cuidar das questões sindicais, prestar assessorias contábeis e jurídicas às cooperativas. A segunda função é o braço operacional do cooperativismo, oferece formação profissional e monitoramento, assessoria econômica às cooperativas’’, explicou o presidente.

O presidente Luiz Alberto explanou sobre a quantidade de cooperados em Goiás. “Hoje no nosso Anuário, baseado no último Censo, alcançamos cerca de 400 mil cooperados. Ou seja, considerando que cada família tem entre três a quatro pessoas, temos mais de 1.5 milhão de pessoas as quais, de certa forma ou outra, diretamente ou não, estão ligadas ao cooperativismo “, atestou.

“A OCB/GO, tem força econômica, hoje chega a mais ou menos 10% do PIB, representado pelo cooperativismo. Claro que não existe uma separação do PIB do cooperativismo, isso abrange o comércio, indústria, agronegócio. Estamos atuando praticamente em todas essas áreas, você pode agregar ao cooperativismo os 10% do PIB, por essa função, e pela força política”, disse Luiz Alberto. 

O presidente explicou qual área existe o Cooperativismo: “Hoje dividimos praticamente o cooperativismo em sete ramos. Os três mais conhecidos são Crédito, Agro, Saúde. Fora esse temos o da Infraestrutura, no ramo trabalho e educacional. Em Goiás, com o nome de cooperativa, temos em média 600 delas registradas e usufruindo de todos os benefícios e da representação da OCB, com cerca de 270. Nosso desafio é verificar dentro dessas cooperativas que estão registradas, descobrir quais realmente são cooperativas, muitas das vezes, pode-se usar de cooperativa e ser uma associação. 

Luís Alberto Pereira

Atual presidente do Sistema OCB/GO – entidade que engloba o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Cooperativismo em Goiás (SESCOOP/GO – integra o Sistema S) Também é atual presidente da Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA