Cidades

Prefeitura inova em serviço de limpeza de bocas de lobo e galerias com equipamentos de alta tecnologia

Publicado

em


A partir deste mês de dezembro, a Prefeitura de Goiânia já conta com um novo equipamento tecnológico que vai fazer a limpeza mais profunda em cerca de 20 km de galerias e dezenas de bocas de lobo da cidade em uma velocidade muito maior que a manual, com mais precisão e detalhes técnicos que são necessários para o desenvolvimento do trabalho.

Para isso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) contratou uma empresa especializada em serviços de saneamento, que irá realizar a manutenção, recuperação, cadastramento de galerias de rede de águas pluviais e bocas de lobo.”Primeiro faremos um teste, em seguida abriremos o edital para um trabalho mais amplo. Com isso, conseguiremos agilizar nosso trabalho e, por consequência, deixar o contribuinte ainda mais satisfeito”, explica o secretário de Infraestrutura, o engenheiro Fausto Sarmento.

Por meio de uma frota de caminhões com hidrojato e sucção a vácuo, é feita a limpeza e desobstrução de galerias pluviais. Com um sistema de inspeção robotizada, o que possibilita não só a limpeza desses locais, mas também localizar o ponto exato para correção de falhas identificadas na rede, será possível constatar o tipo de material utilizado, diâmetro, declividade e outras ocorrências “As bocas de lobo serão georreferenciadas e numeradas, o que vai proporcionar uma cadastro mais atualizado e com identificação, criando assim a facilidade na manutenção e controle, diz o titular da Seinfra.

READ  Atleta e colaborador da Comurg, Jari Luiz conta como a corrida favorece o desempenho no trabalho

Como funciona

Com o hidrojato, é possível fazer a limpeza, remoção, desobstrução e desentupimento de qualquer superfície, como espaços de difícil acesso, redes pluviais, áreas alagadas e outros, sem importância do tamanho, comprimento, espessura ou tipo de material. Assim, o local fica apto para ser inspecionado por um robô blindado com câmeras acopladas que faz a vídeo inspeção com a gravação de imagens internas das tubulações para uma análise detalhada e identificação precisa do problema.

Após essa verdadeira “endoscopia” com imagens em alta resolução que proporcionam o diagnóstico exato, é emitido um laudo técnico com todos os pontos significativos da rede, permitindo um reparo preciso no local do problema, com rapidez e planejamento economizando trabalho, tempo e dinheiro.

“Quem opera esse robô é um técnico da empresa, que acompanha essa inspeção em uma tela de computador. Caso precise de manutenção, a própria empresa será a responsável por fazer. O grande impacto para nós com esse serviço é o diagnóstico e o mapeamento de toda a rede que eles irão fazer. Essa tecnologia do diagnóstico é alemã e conseguimos antecipar o problema com relatórios mais assertivos. Isso vai nos ajudar muito no período chuvoso com a limpeza das galerias e diminuição de enchentes” afirma Fausto.

READ  Governo recupera mais de 1,3 mil quilômetros de rodovias, em sete meses

Juan Meloni, da editoria de Infraestrutura

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA