Geral

Prefeitura de Goiânia resgata 226 animais silvestres de janeiro a setembro de 2023

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), registrou, de janeiro a setembro deste ano, o resgate de 226 animais silvestres em residências ou estabelecimentos comerciais da Capital. Entre os animais, os mais comuns são aves como periquito-do-encontro-amarelo, arara-canindé, bem-te-vi e pomba-asa-branca.

“Nessa época do ano começa o ciclo reprodutivo das aves, com a chegada da primavera, e com mais filhotes nos ninhos é natural que os resgates sejam mais dessa espécie de animais”, afirma o presidente da Amma, Luan Alves. Durante o ano passado, foram feitos 455 resgates.

De janeiro a setembro deste ano também foram realizadas 151 orientações pelo telefone da Gerência de Proteção e Manejo de Fauna, quando o morador é orientado sobre o que fazer com o animal ou se ele precisará de resgate. “Muitas vezes, o animal vai embora sozinho. Então, quanto menos intervenção humana na sua passagem, melhor. Se for o caso de resgate, a Amma pode ser acionada. Avaliamos o caso e orientamos da melhor maneira”, explica Juliana Guedes Gobbi, gerente de Proteção e Manejo da Fauna da Amma. Em 2022, foram 118 orientações.

A Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422. Além da Amma, os bombeiros realizam o trabalho de resgate de animais silvestres em Goiânia, quando acionados pelo telefone 193, principalmente em casos em que o animal está localizado em áreas mais altas.

Os animais resgatados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realiza a soltura em local apropriado e correto, considerando aspectos técnicos das espécies.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA