Cidades

Prefeitura de Goiânia produz adubo natural e sustentável com galhos de árvores provenientes de podas e casca de arroz

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), produz mensalmente cerca de 100 metros cúbicos de adubo natural e sustentável usado no plantio de mudas e em canteiros de avenidas e jardins de praças públicas. A quantidade equivale a oito caminhões caçamba trucado cheios, e é suficiente para atender toda a demanda do município.

O adubo é feito no Viveiro Nova Esperança, por meio da compostagem, técnica de decomposição e reciclagem da matéria orgânica. Os resíduos mais utilizados no processo são galhos de árvores triturados, provenientes de podas rotineiras pela cidade, da casca de arroz, vinda da indústria alimentícia, e esterco de gado, proveniente de frigoríficos.

Esses materiais que teriam como destino final o Aterro Sanitário de Goiânia, não fosse a iniciativa da compostagem, são misturados à terra com auxílio de retroescavadeira ou pá carregadeira formando as chamadas leiras — montes de 2 metros de largura, 1,8 metro de altura e 15 metros de comprimento.

A cada 15 dias, as 11 leiras existentes são reviradas e irrigadas para que a fermentação ocorra de forma mais eficiente. O ponto de maturação para formação do adubo leva de 90 à 180 dias, sendo que em período chuvoso o tempo necessário é menor. Todo o processo é acompanhado por um engenheiro agrônomo para garantir que não haja contaminação do solo e do próprio composto.

READ  Goiás tem 23.714 mortos e 876.467 contaminados

“A compostagem feita em nosso viveiro resulta em um adubo de grande qualidade, totalmente natural, e que garante mais vigor para nossos cultivos espalhados pela cidade. Além disso, possibilita economia na compra de fertilizantes e reduz a quantidade de resíduos no Aterro Sanitário. É uma prática 100% sustentável”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA