Cidades

Prefeitura de Goiânia distribui 120 chromebooks para escolas municipais, em parceria com empresas de tecnologia

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, em parceria com empresas de tecnologia, concluiu, nesta semana, a entrega de 120 chromebooks para três escolas da Rede Municipal de Ensino. Dispositivos, que apresentam desempenho rápido, bateria de longa duração e recursos multimídia, foram entregues às escolas municipais Professora Silene de Andrade, Ernestina Lina Marra e João Braz.

A iniciativa é resultado de uma parceria com empresas do setor, como a Qualcomm Incorporated, Acer, Claro, Embratel, Calriz, e o Instituto Crescer. Os novos equipamentos serão utilizados pelos estudantes em inúmeras atividades pedagógicas, e integram as ações desenvolvidas pela gestão do prefeito Rogério Cruz, para modernização do ensino da capital.

“Desde o início da atual gestão, investimos na modernização das unidades de ensino. Lançamos os laboratórios de robótica e ampliamos parcerias com organizações que estão preocupadas com o futuro e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes”, pontua Rogério Cruz. “Além disso, entregamos 3 mil tablets para 170 escolas do município e lançamos o Conecta Educacional, uma iniciativa com várias soluções tecnológicas que estão sendo implementadas nas unidades de ensino do município de Goiânia”, acrescenta.

READ  Curitiba, Goiânia e Salvador recebem 5G nesta terça-feira

Os novos dispositivos portáteis vão garantir, segundo o titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Wellington Bessa, que os estudantes acessem ferramentas que melhoram as aprendizagens a qualquer hora e em qualquer lugar. “A educação do futuro é tecnológica, moderna e interativa. Goiânia, por meio dessa e de outras iniciativas, se posiciona na vanguarda do uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula e fora dela”, destaca.

De acordo com o secretário, os investimentos em tecnologia foram fundamentais para que a capital avançasse no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na avaliação deste ano, Goiânia saltou do 9º para o 4º lugar nos anos iniciais do ensino fundamental (com nota 5,6). “Subimos no ranking, e temos planejamento para conseguir uma nota ainda maior na próxima avaliação”, afirma Bessa.

Formação de profissionais
O projeto, desenvolvido em parceria com empresas da área de tecnologia, e que possibilitou a entrega dos chromebooks modelo Acer Chromebook511, equipados com processador Snapdragon®️ 7C, também prevê que estudantes e professores participem de oficinas presenciais e remotas, com a finalidade de aprimorar as competências digitais.

READ  CCJ aprova proibição de plantio de jamelão em locais públicos

Os cursos vão abranger temas como segurança cibernética, cyberbullying, segurança emocional, metaverso, tecnologias inovadoras, Inteligência Artificial (IA), pesquisa e conceitos básicos de programação. Além dessas formações, a própria SME Goiânia disponibiliza formações presenciais e virtuais ao longo do ano, que visam ampliar o uso de tecnologia nas escolas municipais.

Neste semestre, a secretaria, por meio da Gerência de Formação, realizou as seguintes ações formativas sobre o tema: SME Conexão; Metodologias Visuais e Cultura Visual; e Uso Seguro, responsável e consciente da internet – educando com boas escolhas. Ao todo, foram disponibilizadas 8,9 mil vagas para professores e servidores administrativos.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA