Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Prefeitura de Goiânia assina com UFG para plano de drenagem urbana

Publicado

em

Plano estabelecerá bases da política pública para área de drenagem urbana da capital

A Prefeitura de Goiânia e a UFG firmaram parceria para elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), com o objetivo de buscar soluções para os desafios relacionados à drenagem na capital pelos próximos 20 anos.

O Plano, que deve ser concluído em um prazo de 18 a 24 meses, será um guia para as políticas públicas para a área, abrangendo um estudo aprofundado realizado pela UFG com um corpo técnico que conhece a cidade. Enquanto isso, a prefeitura já está trabalhando em soluções para 11 pontos de alagamento por meio do Programa Goiânia Adiante.

O prefeito Rogério Cruz destacou que o município incluirá dentro das leis complementares do Plano Diretor de Goiânia alterações para que os proprietários não fechem todo o quintal, a exemplo do que ocorre na Lei das Calçadas, onde 80 centímetros do pavimento são reservados para a grama. Além disso, o prefeito enfatizou o trabalho de limpeza dos bueiros e encanamentos com o uso da tecnologia que aspira entulhos que podem obstruir a passagem da água.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou que participar ativamente de um projeto dessa envergadura está dentro das missões da entidade. “A UFG está nesse projeto porque desenvolve soluções tecnológicas, científicas e inovadoras, e hoje possui o único laboratório do Brasil que realiza estudos multidisciplinares articulados em hidrologia e geotecnia”, disse.

O secretário Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, observou que o problema da drenagem urbana em Goiânia é histórico, mas que a população não costuma reconhecer a importância das intervenções, o que pode ter feito com que, nas gestões anteriores, a área não tenha recebido muitos investimentos. Ele destacou que em 89 anos de existência, Goiânia não conta com um Plano de Drenagem Urbana que contemple toda a cidade.

A parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a UFG para elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana é um passo importante para solucionar os problemas de drenagem na capital. A elaboração do Plano é fundamental para que a cidade possa lidar melhor com os eventos climáticos extremos, que têm causado muitas tragédias, e para que a cidade continue sua trajetória de crescimento sem danificar ou criar mais prejuízos ao meio-ambiente.

 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA