Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Prefeitura de Goiânia apresentará painel na 8ª edição do Connected Smart Cities, maior congresso sobre cidades inteligentes, em São Paulo

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia apresentará um dos painéis da 8ª edição do Connected Smart Cities, maior evento sobre cidades inteligentes no Brasil. O congresso acontece nos dias 04, 05 e 06 de outubro, em São Paulo, em paralelo à quarta edição do Connected Smart Mobility. O secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas, Felipe Alves de Lima, vai falar em nome da gestão do prefeito Rogério Cruz.

O Connected Smart Cities é um evento que envolve empresas, entidades e esferas de governo com o propósito de encontrar o DNA de inovação para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas de pequeno ou grande porte. A exposição do secretário Felipe Alves será sobre o “Sandbox Regulatório de Goiânia”.

Embora o conceito seja novo, Felipe Alves afirma que os sandbox já se incorporaram à realidade administrativa de Goiânia e fazem parte das recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para uma cidade inteligente. Por esse motivo, a capital foi chamada para tratar do assunto.

O sandbox funciona como laboratório no ambiente urbano. O poder público delimita um perímetro e testa, dentro dele, tecnologias e soluções que, no futuro, alcançarão comunidades inteiras.

O município de Foz do Iguaçu (PR), por exemplo, escolheu um bairro inteiro, a Vila A Inteligente, onde estão sendo testadas soluções como estações de hidratação com água quente e fria, Internet sem fio, torres para carregar bateria de celular, equipamento de medição e monitoramento da energia em residências e estabelecimentos comerciais, semáforos e luminárias inteligentes

Felipe Alves afirma que Goiânia já concluiu etapas preparatórias para criação do seu próprio sandbox. O decreto nº 3.955/2022, publicado na segunda-feira (26/09), introduziu o conceito à legislação da capital.

Nas semanas seguintes, o prefeito Rogério Cruz vai sancionar o decreto que delimitará o perímetro em que a gestão municipal vai constituir o primeiro ambiente de testes.

“O prefeito Rogério Cruz já nos pediu estudos, e a equipe do Escritório de Prioridades Estratégicas levanta informações técnicas para que possa definir a melhor área de testes para o município. Não se pensa apenas na Goiânia do hoje, mas também na do amanhã. Afinal, cidade não é algo estático. É um processo de ressignificação permanente”, conclui Felipe Alves.

Foto: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA