Geral

Prefeitura certifica 273 participantes do curso de Gestão Escolar

Publicado

em

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Educação (SME), certificou na manhã desta segunda-feira, 21, os participantes que concluíram com aproveitamento o curso de Gestão Escolar ministrado no primeiro semestre deste ano pelo Centro de Formação dos Profissionais de Educação (CEFPE/SME).

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada na Escola Municipal Nova Olinda, na região leste do município. A formação foi disponibilizada sem custos para todos os servidores interessados em participar do processo democrático para escolha dos novos gestores das Escolas Municipais e dos CMEIs.

Ministrado na modalidade semipresencial, duas vezes por semana, o curso foi dividido em cinco eixos, envolvendo temas como legislação, recursos humanos, financiamentos da Educação, planejamento e comunicação. “273 profissionais estão aptos para candidatar aos cargos de diretor e de coordenador das nossas escolas e, assim, contribuir com uma educação de mais qualidade para nossa população”, enfatizou o prefeito Vilmar Mariano.

A eleição está prevista para ocorrer em novembro deste ano e os novos eleitos deverão assumir a função a partir do mês de janeiro para o biênio de 2024 e 2025. “Aparecida é pioneira no sentido de ter uma Lei Municipal que estabelece a obrigatoriedade da formação em Gestão Escolar para aqueles servidores interessados em ocupar cargos de diretor e de coordenador geral. Isso é muito importante porque qualifica ainda mais o atendimento nas nossas unidades de ensino”, destacou a secretária municipal de Educação, Idelma Oliveira.

O diretor da Escola Municipal Nova Olinda, professor Marcos Acácio, foi um dos que participaram da formação. Com a pretensão de se submeter ao processo eleitoral em novembro, postulando uma possível recondução ao cargo de gestor daquela unidade de ensino, Acácio avaliou a relevância do curso. “Esse tipo de formação nos oferece uma bagagem incrível, aponta um norte para a realização do trabalho do gestor, que não é fácil, pois está investido de muitas responsabilidades que vão para além da unidade escolar”, arrematou.

As palestras foram ministradas pela equipe técnica da SME e por professores da Unifan, Cambury, UEG, PUC-GO, UFG, UnB, além de contribuição de profissionais do MP/GO de Aparecida de Goiânia e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Prefeitura de Goiânia.

“O curso foi realizado com base nas orientações da LDB/1996 e teve como finalidade promover o aprofundamento teórico, técnico, político e pedagógico, conforme determina a Lei Municipal nº 3.446, de 13 de dezembro de 2018, que trata dos critérios para as eleições nas Escolas Municipais”, observou a diretora do Centro de Formação, Maria Lúcia Pacheco.

Participaram do evento as secretárias Sulnara Santana (Assistência Social), Brunna Lomazzi (Transparência) e Pollyana Oliveira (Governo e Casa Civil), além do vereador Willian Panda (PSB) e o deputado estadual Veter Martins (Patriota).

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile