Política

Polo econômico da região Norte do estado, Uruaçu tem diversas atrações turísticas e o maior museu do interior goiano.

Publicado

em


Polo econômico da região Norte do estado, a cidade de Uruaçu, a 280 quilômetros de Goiânia, tem diversas atrações turísticas, entre elas parte do Lago e o Memorial Serra da Mesa, o maior museu do interior goiano. Trilhas e cachoeiras completam o cenário. Uruaçu é o destaque da semana da campanha Isso é Goiás. 

A história de Uruaçu começa quase junto com o século 20, num pequeno povoado formado por famílias que vieram de localidades vizinhas, atraídas pela localização, à margem da estrada real, passagem obrigatória de tropeiros e comerciantes. Em 1922, com a doação de uma gleba por um fazendeiro, foi erguida a Capela de Sant’Ana, santa que também deu nome ao local. 

Dois anos depois, ganhou status de Distrito de Sant’ana e com o crescimento, logo no primeiro ano da década seguinte, teve a emancipação político-administrativa. O nome Uruaçu, que em tupi-guarani significa pássaro grande, foi dado em 1943, época que a cidade ficava no médio norte goiano, já que o estado de Goiás ainda não havia sido dividido para dar origem ao Tocantins. 

READ  Humberto Aidar declara aberto encontro da Comissão Mista

O grande salto no desenvolvimento do município se deu a partir dos últimos anos da década de 1950 com a inauguração da Rodovia Belém-Brasília, que margeia uma grande extensão da cidade. A população cresceu, a economia se fortaleceu e Uruaçu foi se firmando com uma referência na região.

Em 1988, com a divisão do estado de Goiás para a criação do Tocantins, Uruaçu experimenta outro momento marcante em sua história. Dez anos mais tarde, outra grande obra interfere nos destinos da cidade. A construção da Usina de Serra da Mesa, na bacia do Rio Tocantins, formou o maior lago artificial em volume de água e transformou a cidade também num polo turístico, atraindo milhares de visitantes amantes da pesca e de esportes náuticos. 

Com a usina a cidade ganhou também o Memorial Serra da Mesa, um espaço dedicado a resgatar a história da região impactada pela construção do lago: Niquelândia, Colinas do Sul, Campinorte, Minaçu e Uruaçu. Também promove a educação ambiental, além de ser um centro de referência da cultura goiana, especialmente da região de Serra da Mesa.

READ  Primeira reunião da CPI do Leite aprova requerimentos de convocação de indústrias, supermercados e varejistas

No lançamento da pedra fundamental, no dia 1º de julho de 2006, um ato simbólico marcou a solenidade: dentro da lápide foram colocados uma bola de futebol, porque era ano de Copa do Mundo; aparelho celular; um litro de pinga Serra da Mesa; jornais do dia; publicações de autores uruaçuenses e assinaturas e frases de centenas de pessoas que estiveram presentes na festa de lançamento da pedra fundamental. A lápide deverá ser aberta 100 anos depois do seu lançamento oficial, que se deu em 2106. 

Só pelas atrações do Memorial já vale uma visita na cidade, mas Uruaçu ainda guarda diversas outras opções de lazer, como cachoeiras, trilhas, museus e praças.

A série Isso é Goiás é uma iniciativa da seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa  da Assembleia Legislativa, que visa mostrar e valorizar tudo que Goiás tem de melhor. Siga as redes sociais da Alego e descubra um novo lugar todo domingo. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA