Política

Politizar concorre a prêmio

Publicado

em

O projeto Politizar é um dos finalistas do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, premiação que visa incentivar projetos que busquem a humanização do serviço público e do Poder Legislativo. A iniciativa irá concorrer na categoria “Projetos Especiais”. Os vencedores serão escolhidos pelos participantes da 25ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e premiados ao final do evento, que será realizado entre os dias 9 e 11 de novembro, em Recife (PE). Os premiados também irão receber o selo da Assembleia Cidadã e o troféu transitório, que ficará em exposição na Casa Legislativa pelo prazo de um ano.

O Politizar é um projeto de extensão que conta com apoio da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Escola do Legislativo. Seu objetivo é aprimorar a relação entre o Estado e a sociedade civil e promover experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas políticos dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Chefe da Seção Administrativa da Escola do Legislativo, Hernesto Lins ressalta a importância do projeto na educação para a cidadania. “Os alunos que participam do Politizar conseguem entender na prática o funcionamento do Poder Legislativo. É uma imersão que os participantes têm e entendemos que esse projeto consegue cumprir um papel social de grande importância.”

READ  Bruno Peixoto defende ajustes que o Governo fez na gestão do Ipasgo

A coordenadora do Politizar, Mariza Barbosa, destaca o crescimento que o projeto vem obtendo desde o seu início em 2013. “No próximo ano, completamos dez anos de projeto, e o número de participantes praticamente quintuplicou”, afirmou. Mariza lembra que diversos alunos simulandos tiveram êxito em suas campanhas eleitorais após a participação no projeto. “O vereador Lucas Kitão, de Goiânia, esteve conosco em 2013, e foi eleito. Também podemos destacar a vereadora Ynaê, de Pirenópolis, o vereador Leo do Helião, de Caturaí, e o vereador Reginaldo, de Inhumas, todos eles participantes do Politizar.”

Vice-coordenador do Politizar, André Cançado contou a sua experiência como simulando do projeto. “A experiência mais forte que o Politizar me trouxe foi a vivência do Legislativo e o envolvimento dos jovens com o trabalho realizado na Assembleia Legislativa.” Cançado destaca, ainda, que diversos projetos de lei apresentados pelos alunos seguem em tramitação na Alego. “Muitas proposituras apresentadas pelos participantes são ‘apadrinhadas’ pelos parlamentares da Casa, por serem iniciativas de excelente qualidade e relevância social.”

Prêmio Unale Assembleia Cidadã

READ  Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Ao lado do Politizar, concorrem também ao Prêmio Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais: o “Educando pela Cultura”, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Amazonas (Aleam), e o “Programa Antonieta de Barros e a Inclusão de Jovens em Vulnerabilidade Socioeconômica no Mercado de Trabalho”, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Mariza Barbosa informa que na edição deste ano, a Alego foi convidada pela Unale para apresentar novamente o Politizar. “A Unale nos convidou para que o nosso projeto pudesse ser apresentado, reconhecido e implementado pelas demais assembleias legislativas do Brasil, pela proporção que ele tomou e a sua relevância social. Neste ano, vamos levar a cartilha com a apresentação do Politizar e trabalhar com muito empenho para trazer esse importante prêmio para a Assembleia Legislativa de Goiás”, afirma a coordenadora.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA