Saúde
Policlínicas abrem portas para exames de mamografia
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) está promovendo a campanha Outubro Rosa – Goiás Todo Rosa, com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha destaca a recomendação de que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografias a cada dois anos, conforme as diretrizes brasileiras.
Neste ano, a campanha contará com o programa de Redução da Fila de Mamografias, que ocorrerá de 14 a 18 de outubro. Durante a Semana de Portas Abertas nas policlínicas, serão atendidas tanto as mulheres que já estão na fila quanto aquelas que procuram o exame espontaneamente.
Policlínicas oferecem exames de mamografia
Cada policlínica estadual, localizada em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos, tem a previsão de realizar 40 mamografias por dia. O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destaca que “a melhor maneira de combater o câncer de mama é através do exame e do diagnóstico precoce”, enfatizando que essa é uma ação contínua e não se limita a este mês.
Em Goiás, existem 38 mamógrafos em funcionamento nas unidades estaduais e municipais. A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula Santos Pereira, ressalta que “não faltam mamógrafos; o que é necessário é informar as mulheres sobre a possibilidade de realizarem os exames nas policlínicas ou na Atenção Primária pelo SUS, pois o diagnóstico precoce salva vidas”.
Dados sobre o câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, o Brasil deve registrar mais de 73 mil novos casos de câncer de mama, com uma taxa de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres. Em Goiás, espera-se mais de 1,9 mil novos casos. Em 2023, o estado já contabilizou 1.435 casos, e até agora, 551 mulheres foram diagnosticadas com a doença, resultando em 373 mortes, enquanto o total de óbitos no ano passado foi de 634.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar