Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

Polícia acusa cinco pessoas no caso do jovem autista arrastado no Rio

Publicado

em


source
Vizinha que agrediu adolescente autista
Reprodução

Vizinha que agrediu adolescente autista

No Rio de Janeiro , cerca de cindo pessoas foram indiciadas pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav), em um inquérito que investiga uma agressão a um jovem autista , em março, na Barra da Tijuca. A investigação foi iniciada após o vídeo da agressão ter repercutido nas redes sociais, no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. As informações foram apuradas pelo O Dia. 

Pelas imagens, é possível observar que uma mulher arrasta o jovem , de 16 anos. A motivação para tal ato teria sido a placa de um carro que foi amassada.

Segundo Adriano França, delegado responsável pelo andamento do caso, a mulher foi indiciada por “praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência”; “ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem”; “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça” e “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, seguindo o código penal.

Uma subsíndica do condomínio também foi acusada na conduta tipificada do Artigo 88 da Lei 13.146, que envolve a inclusão, e mais dois porteiros por crime de omissão de socorro , presente no Artigo 135 do CP. Um morador, que é policia civil, também foi autuado pelo crime de prevaricação, que consta no Artigo 319 do CP.

Conforme testemunhas, a autora da agressão é conhecida por desentendimentos com vizinhos e já havia brigado e xingado a mãe do adolescente em outro episódio. Ainda de acordo com as autoridades, durante as investigações, foi descoberto que jovem já foi agredido por porteiro, em outra ocasião e foi impedido de frequentar a piscina.

“Não restaram dúvidas de que não só este dia a vítima autista teve seu direito de ir e vir cerceado, como em pelo menos em duas outras ocasiões foi impedido de frequentar a piscina do local”, declarou França. Devido as novas informações, mais dois inquéritos foram solicitados para apurar o caso.

Segundo o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista é reconhecido pela dificuldade de socializar, de se comunicar verbalmente e apontado por suas mudanças no desenvolvimento neurológico. Em 2012, foi desenvolvida uma lei que garante as pessoas diagnosticadas os mais direitos dados aos deficientes físicos e mentais.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA