Segurança

PMGO forma 40 novos policiais para patrulhamento rural

Publicado

em

Durante cerimônia de entrega de certificados, governador Ronaldo Caiado destaca redução dos crimes cometidos no campo no estado

Quarenta policiais receberam, nesta sexta-feira (15/12), os certificados de conclusão do 2º Curso de Patrulhamento Rural promovido pela Polícia Militar de Goiás. Presente na cerimônia de formatura, realizada em Goianápolis (GO), o governador Ronaldo Caiado lembrou que o trabalho de capacitação contínua dos profissionais goianos é um dos fatores responsáveis pela melhoria dos indicadores da segurança pública em Goiás.

Durante o evento, Caiado citou que as ocorrências de roubos e furtos a propriedades rurais, por exemplo, caíram 19% e 12% no estado, respectivamente, na comparação entre os meses de outubro e janeiro. “Em Goiás, as pessoas podem transitar, viver, porque contam com homens e mulheres com este padrão de formação, competência e coragem pessoal para enfrentar aqueles que intimidam grande parte do território brasileiro”, afirmou.

O vice-governador Daniel Vilela lembrou que, após a criação do Batalhão Rural, o patrulhamento no campo passou a ser feito com alto grau de especialização. “Existia antes deste Governo um patrulhamento rural vinculado aos Batalhões Regionais, mas que não tinha o grau de especialização, de inteligência e de preparo que hoje a gente observa no Batalhão Rural”, recordou ele. “Isso é algo que nos orgulha muito. O cidadão goiano hoje vive em segurança na cidade e no campo”, completou.

READ  Conselhos Tutelares do DF recebem 24 novos automóveis

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, explicou que criar o Batalhão Rural foi uma missão dada pelo governador em 2019, quando assumiu a gestão do estado. “Hoje é uma realidade. Já está no segundo curso, sendo referência até fora do país, com a vinda de delegações para conhecer o nosso trabalho”, comentou.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar, informou que, neste curto período em operação, a unidade “cadastrou 60% das propriedades rurais” do estado, o que garante ainda mais eficiência ao desempenho das funções policiais. A meta é chegar aos 100% até 2026.

Sobre a especialização
O curso encerrado nesta semana contou com a participação de praças e oficiais da Polícia Militar de Goiás e da Polícia Militar do Distrito Federal. A formação durou 39 dias, totalizando 280 horas-aula de instruções e estágio supervisionado. As instruções foram dadas por policiais militares dos batalhões Rural, Ambiental, Comando de Operações de Divisas (COD), Rotam, Bope, Graer e Giro, entre outros. A grade curricular incluiu georreferenciamento de propriedades rurais; direção defensiva e evasiva; incursão em ambiente rural; manuseio e transição de armamento; identificação de produtos explosivos; sobrevivência; defesa pessoal; controle de distúrbio civil; instruções de tiro e abordagens.

READ  "Não tiveram um minuto de recuo", diz Caiado sobre policiais da operação Lázaro

Fotos: Lucas Diener / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA