Política

Plenário aprova iniciativa de reorganização judiciária do Estado

Publicado

em

Para abrir os trabalhos legislativos da semana, o Parlamento goiano se reuniu na tarde desta terça-feira, 21, em mais uma sessão ordinária híbrida. Durante o encontro, foram apreciadas quatro matérias, sendo duas de iniciativa parlamentar, uma da Governadoria e uma da Procuradoria-Geral de Justiça. Todas foram aprovadas em segunda fase e seguem para sanção do Executivo.

Durante o Pequeno Expediente, ocuparam a tribuna para discursar os deputados Delegado Humberto Teófilo (Patriota), Julio Pina (PRTB), Amauri Ribeiro (UB), Helio de Sousa (PSDB), Major Araújo (PL) e Paulo Trabalho (PL).

De iniciativa parlamentar, vão à sanção duas iniciativas do deputado Paulo Cezar (PL). Uma, protocolada sob nº 5182/21, denomina Carmino Machado Sobrinho o trecho da GO-461 que liga a cidade de Doverlândia a Matrinchã, em Goiás. Já a outra, de nº 5483/21, nomeia como Juventino Barnabé o trecho da GO-326 que interliga o trevo da GO-418, passando pelo distrito de Bacilândia até a cidade de Jaupaci.

Da Procuradoria-Geral de Justiça, o processo legislativo nº 10150/22 altera o reordenamento da organização judiciária, que implica, também, em alteração no disciplinamento da organização das Promotorias de Justiça. O objetivo da proposta é melhorar o atendimento do interesse público, mediante modificação em algumas comarcas existentes em Goiás.

READ  Repasse de R$ 280 milhões à Fundação de Apoio ao HC é aprovado pelo Plenário, em 1ª votação

De acordo com a justificativa apresentada na matéria, a medida, que envolve movimentos de desativação de unidades ou anexação em distritos judiciários, encontra respaldo em normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após as mudanças, nas comarcas que passarem a agregar duas ou mais Promotorias de Justiça, será escolhido um representante do cargo para exercer, sem prejuízo de suas atribuições habituais, a função de coordenador. A iniciativa foi aprovada definitivamente com 24 votos.

Também avalizada em fase final, a propositura de nº 10157/22, da Governadoria, altera a Lei Complementar de nº 58, de 4 de julho de 2006, que dispõe sobre a organização da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A matéria propõe alteração do parágrafo 2º do art. 34 para prever expressamente a possibilidade de movimentação, no interesse do serviço, dos procuradores do Estado substitutos, entre as diversas unidades da PGE, inclusive as descentralizadas. Destaca-se, também, o fim da fixação por classe dos quantitativos de cargos de Procurador do Estado, além da mudança do regramento relativo às promoções na carreira.

READ  Câmara aprova PL que amplia doenças rastreadas pelo teste do pezinho

Essas promoções passariam a ocorrer a cada cinco anos, alternadamente, pelos critérios de merecimento e de antiguidade, em procedimentos de regulamentação distinta, nos termos do art. 42 do projeto de lei complementar ora apresentado.

O texto da proposta traz ainda que a lei orgânica da PGE manterá a divisão em classes, sem dispor, no entanto, sobre o número exato de cargos em cada classe, situação que já é estabelecida para outras carreiras na administração pública goiana.

O projeto de lei nº 3883/19, de Henrique César (PSC), seria colocado em apreciação, mas recebeu emenda do deputado Bruno Peixoto. Assim, o texto, que cria a Campanha “Doe Sangue”, visando aumentar os estoques de nos bancos de sangue de Goiás, voltará para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA