Cidades

PIB de Goiás cresce mais que o nacional pelo 3º trimestre seguido

Publicado

em

Em 2022, a economia goiana deu sinais claros de recuperação após a crise sanitária e financeira desencadeada pela pandemia da Covid-19. O Produto Interno Bruto (PIB) goiano apurado no terceiro trimestre do ano passado (de julho a setembro) apresentou crescimento de 5,5%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o índice nacional ficou em 3,6%, segundo apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o terceiro trimestre consecutivo em que o PIB de Goiás superou o número nacional.

Contribuíram para o avanço, o desempenho positivo observado nos setores da agropecuária (6%) e da indústria (8%), seguidos pelo setor de serviços (3,9%). “Os índices mostram que Goiás está no rumo da prosperidade econômica, graças às medidas de fomento e estímulo à economia adotadas pelo Governo de Goiás, como o ingresso no regime de recuperação fiscal e o esforço maciço na qualificação profissional gratuita dos cidadãos, o que lhes permite ocupar de forma melhor remunerada uma posição no mercado de trabalho, agora reaquecido”, analisa o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

READ  Economia altera Calendário do IPVA 2022

Agropecuária

A agropecuária goiana apresentou crescimento de 6% no terceiro trimestre de 2022, quando comparada ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento superou o nacional, que foi de 3,2%. O resultado positivo deu-se, prioritariamente, devido ao desempenho das culturas da lavoura temporária, principalmente à revisão das estimativas da soja, conforme dados disponibilizados pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), elaborado pelo IBGE.

Indústria

A indústria goiana cresceu 8% no terceiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a indústria brasileira apresentou avanço de 2,8%. Em Goiás, os resultados positivos ocorreram em todas as atividades que compõem o segmento: serviços industriais de utilidade pública, construção civil, indústria extrativa e indústria de transformação.

Entre os resultados, destaca-se a indústria de transformação que, no segundo e terceiro trimestres de 2022, apresentou resultados positivos e reverteu uma sequência de taxas negativas que ocorria desde o quarto trimestre de 2020. A indústria goiana acumula alta no ano de 1,4%, puxada, principalmente, pela fabricação de produtos alimentícios, que possui grande peso no estado.

READ  Governo de Goiás implanta 20 mil metros de sinalização em áreas urbanas em julho

Serviços

No terceiro trimestre de 2022, o setor de serviços cresceu 3,9% em Goiás. Já nacionalmente o aumento foi de 4,5%, em relação ao mesmo período de 2021. No estado, os principais resultados positivos foram provenientes das atividades de artes, cultura, esporte, recreação e outros serviços. Também contribuíram para a elevação desse índice as atividades profissionais científicas e técnicas, administrativas e de serviços complementares; de alojamento e alimentação; de administração, educação e saúde pública, defesa e seguridade social.

Fonte: SGG – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA