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Pesquisa aponta que 73% dos usuários aprovam intervenções realizadas no Eixo Anhanguera

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Pesquisas realizadas pela RedMob Consórcio, em conjunto com o Mova-se Fórum de Mobilidade, apontam que 73% dos usuários do Eixo Anhanguera estão satisfeitos com os serviços ofertados, após as alterações emergenciais implantadas. Os levantamentos mostram que a aprovação subiu de 30% (antes das ações) para o atual percentual.

As mudanças no Eixo Anhanguera começaram em julho de 2022, quando foi firmado acordo operacional entre a Metrobus, estatal responsável pela operação no Eixo, e as concessionárias privadas (Rápido Araguaia, Viação Reunidas e Cootego), com anuência da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

A partir do acordo, as empresas privadas irão alocar 65 ônibus articulados, ano 2013/14, que estavam em operação no Distrito Federal. A busca por essa solução emergencial se deu em razão do sucateamento de parte da frota da Metrobus, e após a suspensão do edital de locação de ônibus elétricos pela empresa estatal.

A operação é necessária até que sejam realizados os investimentos na incorporação dos ônibus novos, processo que normalmente demanda mais de 18 meses para ser efetivado, já que se trata de veículos com característica específica de fabricação para operação em corredores do tipo BRT (Bus Rapid Transit), sistema de transporte público que possui alta capacidade de realizar um serviço rápido e eficiente.

Nesse contexto, o Mova-se decidiu fazer uma enquete online, com intuito de avaliar qual a percepção da população da Região Metropolitana de Goiânia em relação a situação atual do Eixo Anhanguera. O questionário foi enviado para 13.667 pessoas, entre os dias 16, 17 e 18 de agosto, por meio das mídias sociais. Destas, 532 responderam (3,9%).

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Enquete
A primeira pesquisa foi realizada em 15 de setembro de 2022, pela RedeMob Consórcio, que opera a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos. Para aferir o grau de satisfação do usuário do Eixo Anhanguera, foram feitas 211 entrevistas válidas, realizadas nos terminais Padre Pelágio e Praça da Bíblia, das 09h às 15h.

Em parceria com o Mova-se (Fórum de Mobilidade), a RedeMob realizou a segunda pesquisa, no dia 20 de setembro de 2022. Desta vez, foram feitas 405 entrevistas válidas, dentro de um coeficiente de confiabilidade de 95%, realizadas nos terminais Padre Pelágio e Praça da Bíblia, das 06h às 12h, e das 16h às 22h.

Resultado
Com base na pesquisa, pode-se observar que o perfil médio do entrevistado é do sexo feminino (55%), entre 21 e 40 anos (54%), e que usa o Eixo Anhanguera entre quatro e sete vezes por semana (72%), por meio do Bilhete Único/Cartão Fácil (61%).

Percepção quanto ao serviço ofertado
· 70% dos pesquisados reprovaram a operação da Metrobus antes da entrada dos novos ônibus
· 66% aprovaram os novos ônibus em operação
· 56% perceberam e avaliaram positivamente o aumento no número de viagens
· 71% preferem os novos ônibus em relação aos da Metrobus
· 82% querem que a operação conjunta continue
· 53% avaliam como positivo a operação atual no Eixo Anhanguera
· 51% perceberam e avaliaram positivamente o recapeamento da Via Anhanguera
· 73% aprovaram as alterações feitas na operação do Eixo Anhanguera

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Conclusão
Após um mês da primeira enquete eletrônica feita pelo Mova-se, a entidade avalia que se pode considerar que a solução emergencial adotada continua tendo aprovação da população, que subiu de 30% (antes das ações) para 73%.

Ressalta, também, que até o dia da última pesquisa, 32 veículos articulados e seis ônibus Padron, das empresas privadas, já tinham entrado em operação, faltando, ainda, mais 33 ônibus para serem substituídos. A frota de largada no Eixo Anhanguera subiu de 86 para os atuais 120 ônibus em operação.

Em outubro, o Mova-se vai repetir a pesquisa, após a incorporação do restante da frota dos novos ônibus articulados, para acompanhar a evolução na satisfação dos usuários do Eixo Anhanguera.

Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

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