Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

PEC do Regime Geral de Previdência Social é encaminhado para diligência

Publicado

em


A primeira matéria apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) desta terça-feira, 12, foi a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 8218/21, que versa sobre a alteração da Constituição Estadual para instituir que a contribuição ordinária dos aposentados e pensionistas incidirá sobre o valor dos proventos que superem o valor do teto do Regime Geral de Previdência Social.

A propositura assinada pelo deputado Delegado Eduardo Prado (DC), sugere que o desconto previdenciário dos inativos e pensionistas de 14,25% ocorra apenas nos casos em que os servidores recebam benefícios acima do teto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que atualmente é de R$ 6.101,06. A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Delegado Humberto Teófilo (PL), mas o deputado Amilton Filho (MDB) apresentou voto em separado pela diligência.

Durante a discussão da matéria o autor defendeu sua proposta sob a justificativa de que os servidores estão sendo prejudicados pelo Governo e disse que a diligência é apenas para retardar a votação em Plenário. “Nós temos várias ações no Poder Judiciário onde esta cobrança tem sido avaliada como ilegal. Essa matéria se arrasta desde 2021 e todos os estudos jurídicos estão no projeto então não vejo razão para diligência”, justificou. Mesmo assim, o parecer de Amilton Filho pela diligência foi aprovada.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA