Cidades

Parque Areião ganha Pomar dos Macacos

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), inaugura nesta quarta-feira (22/12), o Pomar dos Macacos, no Parque Municipal Areião Washington Novaes, um espaço reservado para o plantio de mudas de árvores frutíferas.

Se você já frequentou o parque, certamente observou que os macacos, especialmente os macacos pregos estão por toda parte, e para garantir o bem-estar e alimentação natural e segura para os bichinhos, a Amma irá plantar 150 mudas no local.

Entre as espécies escolhidas, estão as árvores de pitanga, caju, ingá, jabuticaba, mangaba, seriguela, abacate e outras. A iniciativa, além de recompor a área vegetativa que é cíclica e necessita dessa recuperação por conta das quedas e retiradas necessárias, também visa estimular que os frequentadores parem de alimentar os animais de forma indiscriminada.

A médica veterinária e gerente de Fauna da Amma, Isabela Saddi, explica que quando as pessoas oferecem alimentos atrapalham o instinto de sobrevivência dos macacos. “Quando os animais perdem o medo dos humanos e criam um imprinting, passam a sair de seus hábitats naturais, e esse comportamento pode gerar ataques, transmissão de doenças e até atropelamentos”, explica.

READ  Parque Distrital de São Sebastião está em obras

Isabela reforça ainda que o perigo de contágio não é só do animal para o ser humano, o contrário também acontece e pode ser letal, como a transmissão da herpes labial, que se adquirida pelos macacos através da prática de dividir o alimento, leva o animal a óbito.

O Pomar dos Macacos além das novas mudas, também recebeu uma placa de identificação e uma placa orientativa, que pretende conscientizar os frequentadores a abandonarem o hábito de oferecer alimentos aos animais.

Além dos primatas, outras espécies também vão se beneficiar do projeto, as aves e pequenos mamíferos, como os gambás, que em breve terão uma grande variedade frutífera, o que contribuirá também para a disseminação de sementes.

O Parque Areião fica na região Sul de Goiânia, nos setores Pedro Ludovico Teixeira e Marista, tendo 240.000 m² de área. Trata-se de uma Área de Preservação Permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda, abrigando a nossa fauna nativa.

“Esse será o primeiro projeto do pomar, que pretende se estender por todos os parques que abrigam primatas na capital”, afirma o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. O próximo a receber as mudas frutíferas será o Parque das Laranjeiras, localizado na região leste.

READ  Riacho Fundo II ganha Centro de Atendimento ao Turista

“É muito gratificante ter um corpo técnico empenhado em estudar as áreas, identificar as necessidades e propor projetos inovadores, para que cada vez mais nos tornemos uma referência em ações de sustentabilidade. E claro que essa ação visa também o bem-estar de todos, afinal, preservar a natureza é cuidar do nosso futuro” finaliza o presidente da Amma, Luan Alves.

Nayane Gama, editoria de Meio Ambiente

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA