Distrito Federal
Oficinas de saúde reforçam a importância do serviço humanizado
![](https://gazetadoestado.com.br/wp-content/uploads/infocoweb/2021/01/11/thumbnail-for-283086.jpg)
![](https://www.gazetadoestado.com.br/wp-content/uploads/sites/5/infocoweb/2021/01/11/db2db04dc5810f243205e296dbae5bbd.jpg)
Para oferecer um atendimento com cada vez mais qualidade, chefes setoriais das unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) participaram, nesta segunda-feira (11), do primeiro dia de interações do Circuito de Oficinas do Projeto Humanizar. Os encontros foram feitos no Hospital de Base (HB), na parte da manhã, e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), no turno da tarde. Nos próximos dois dias, terça (12) e quarta-feira (13), o evento será voltado aos demais colaboradores do instituto.
“Todas as áreas devem estar integradas neste processo de humanização, desde os gestores até os auxiliares lá na ponta. É preciso oferecer o atendimento com a maior qualidade possível, não apenas na prestação do serviço, mas principalmente no respeito aos direitos dos pacientes”, reforçou a organizadora do evento, Larissa Miriam Andrade, assessora da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep).
![](https://www.gazetadoestado.com.br/wp-content/uploads/sites/5/infocoweb/2021/01/11/01cd44e0fbfab9648fde034cb2ddcb17.jpg)
O circuito de oficinas abrange os seguintes temas:
⇒ Apresentação pessoal
⇒ Direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde
⇒ Gentileza no atendimento
⇒ Gestão humanizada
⇒ Identificação do paciente grave
⇒ Libras
⇒ Solução de conflitos de forma produtiva
Os superintendentes do Hospital de Base e do Hospital de Santa Maria participaram do evento desta segunda-feira. “É fundamental o atendimento humanizado nos hospitais públicos, com acolhimento do paciente desde a entrada na unidade até a saída. O tratamento apresenta resultados bem melhores quando há essa preocupação”, afirmou Lucas Seixas, responsável pelo HB.
“A principal lição dessas oficinas é saber que hospitais podem ter tecnologias de ponta, os melhores médicos e as melhores técnicas, mas se não entregarem afeto e acolhimento ao paciente, não estão oferecendo nem metade do tratamento de que ele precisa”, completou o superintendente do HRSM, Willy Pereira.
Sobre o Humanizar
Criado em 19 de novembro de 2019, o projeto Humanizar segue as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. A proposta é melhorar a relação entre pacientes, familiares e profissionais, com acolhimento logo às portas de entrada das unidades de saúde.
Inicialmente o projeto foi implementado no Hospital de Base, depois levado para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e para as seis UPAs administradas pelo Iges-DF. Atualmente o projeto é composto por 111 colaboradores, entre gestores, consultores, analistas e auxiliares.
* Com informações do Iges-DF
-
Edição Digital3 dias atrás
Edição 5779
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5777
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5776
-
Edição Digital21 horas atrás
Edição 5781
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5778
-
Polícia4 dias atrás
Caso Dayara: perícia confirma que corpo encontrado é de vítima de feminicídio
-
Nacional3 dias atrás
Comissão do governo vai definir regras para transporte aéreo de pets
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5775
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar