Política

O município de Goiatuba é o destaque da semana da série “Isso é Goiás” publicada nas redes sociais da Alego

Publicado

em


Goiatuba é um simpático município da região Sul de Goiás. Faz parte do conjunto de cidades que tiveram seus primeiros moradores ainda no século XIX. É o destaque desta semana, nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás, estrelando a campanha que desvenda para o mundo os encantos de Goiás, seja nas belezas naturais, nas tradições populares, na simplicidade do seu povo ou na riqueza de sua cultura.

As terras, muito férteis, da antiga São Sebastião das Bananeiras, foram, provavelmente, o que atraiu os primeiros fazendeiros que se instalaram na região, ainda na primeira metade do século XIX. Anos mais tarde, se registra o início do povoado, por volta de 1860. Acredita-se que integrantes das bandeiras, que vinham de São Paulo, em busca de ouro e outros metais preciosos, foram permanecendo no local, até formar um pequeno ajuntamento de moradores. 

O povoado cresceu e em 1900 foi elevado à condição de distrito, da vizinha Morrinhos. Mais 31 anos se passaram e veio a emancipação política. Bananeiras se tornou um município, mas essa denominação não agradava a todos.

Segundo informa o site da prefeitura da cidade, especialmente um andarilho, de descendência italiana – Manoel Gabinatti Espósito Espositel – não se conformava com o nome Bananeiras. Ele acreditava que o município deveria ter um nome que “espelhasse a dimensão futura da cidade, e Goiatuba, que segundo as versões mais aceitas significa ‘Goiás Grande’ ou ‘onde Goiás é grande’ era, segundo ele, a denominação aceitável. A junção do termo tupi ‘Gwa yá’, que quer dizer indivíduo igual, semelhante ou da mesma raça e a palavra ‘tuba’,  quer dizer: grande, muito cheio, muita coisa. (…) Nada traduziria melhor a cidade que o próprio e curioso significado etimológico: ‘Gwa yá tuba’ – Muitos indivíduos da mesma raça, ou poeticamente como queria Gabinatti: ‘Onde Goiás é grande'”. Em 1938, o desejo do forasteiro foi atendido e a cidade passou a se chamar Goiatuba. 

READ  Terceira semana de votações do mês de agosto teve 38 deliberações

Assim como na sua origem, a fertilidade das terras ainda dita os rumos do município até hoje: a agricultura e a pecuária são as atividades condutoras da economia de Goiatuba. E é essa vocação agropecuária que faz acontecer um dos eventos mais esperados todos os anos na cidade: a  Exposição Agropecuária, a maior do Sul de Goiás e uma das mais tradicionais do estado. Realizada no mês de julho, a festa leva milhares de visitantes ao município, que vão conferir tanto a parte técnica, quanto a parte artística da exposição.

E para quem está na cidade, vale uma visita ao Parque dos Buritys, área de lazer que conta com lago, miniparque e pista de cooper e bicicleta. Contemplar o pôr do sol no parque é um convite ao relaxamento e à reflexão.

Quem gosta de um pouco mais de aventura tem ainda a opção da Cachoeira Curva da Morte, cujo nome um tanto macabro em nada se parece com o cenário: uma cachoeira com duas quedas, poço com areia e pedras, perfeito para um banho energizante, cercado de vegetação nativa por todos os lados. Ah! Vale a pena passar pelo menos uma parte do dia aproveitando o contato com a natureza. 

READ  Comissão Mista aprova carga horária de sete horas para servidores do Judiciário

Se você gostou de conhecer Goiatuba, fique ligado nas redes sociais da Alego. Todo domingo a série Isso é Goiás mostra um lugar diferente de nosso estado. Tem postagem no Instagram, no Facebook e no Twitter. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA