Saúde

Novo diretor do Inca promete aumentar controle precoce do câncer

Publicado

em

O novo diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Roberto Almeida Gil, tomou posse na manhã desta sexta-feira (3) e destacou a importância do trabalho na prevenção e no controle do câncer para salvar vidas. Segundo ele, o câncer caminha para ser a primeira causa de mortalidade no mundo, mas conscientização, planejamento, prevenção e controle podem evitar milhões de mortes prematuras pela doença.

Gil também reforçou a intenção de fortalecer as áreas de ensino e pesquisa da instituição, aprimorando o trabalho assistencial à população e de produtor de conhecimento do Inca. Para ele, é necessário continuar formando estratégias de prevenção e detecção precoce, além de manter e aprofundar o papel reconhecido mundialmente do controle do tabagismo.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, presente na cerimônia de posse, ressaltou o papel fundamental do Inca dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e anunciou que o instituto vai colaborar no programa de redução de filas e no apoio à estratégia nacional na área de oncologia. Ela também destacou a importância da vigilância relacionada ao câncer e outras questões, como a regulação do cigarro eletrônico, tabagismo na juventude, alimentação saudável e agrotóxicos, que serão tratadas pelo governo em conjunto com o Inca e outros ministérios.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA