Tocantins

Nos 15 anos da UMA, Educação assina Termo de Cooperação para fortalecer Centro Intergeracional Sarah Gomes

Publicado

em


Nos 15 anos da UMA, Educação assina Termo de Cooperação para fortalecer Centro Intergeracional Sarah Gomes

26/02/2021 – Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), assinou nesta sexta-feira, 26, nas comemorações dos 15 anos da Universidade da Maturidade (UMA), Termo de Cooperação para fortalecer o Centro Intergeracional Sarah Gomes. A assinatura ocorreu durante as comemorações no auditório, onde ocorrem as atividades do programa voltado à pessoa idosa.  

“Este é um momento de muita emoção, em que comemoramos os 15 anos de uma instituição que muito tem colaborado para dar mais qualidade de vida para a população idosa do Tocantins. Muito me alegra ver as possibilidades de expansão das atividades dessa instituição e, sobretudo, poder contribuir, como gestora e como pessoa, com esse trabalho e por fazer parte dessa história”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Durante as comemorações, a professora Neila Osorio, coordenadora da UMA e idealizadora do Centro Intergeracional, destacou a importância da parceria. “A implantação desse centro será a realização de um sonho, da mesma forma que está sendo a realização de um sonho poder firmar essa parceria com a Seduc, aqui representada pela secretária Adriana Aguiar, a união das instituições fortalece a iniciativa”, ressaltou.  

O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição a qual a UMA é ligada, Luís Eduardo Bovolato, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com a Seduc. “Nesse tempo que nós estamos à frente da Universidade [UFT], jamais tivemos uma parceria tão forte [com a Educação] como estamos tendo nessa gestão. Nós temos desenvolvido várias parcerias que contribuem com o desenvolvimento do Tocantins”, destacou.   

Já o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto, fez um balanço da história do programa. “Passa um filme pela cabeça, há 15 anos estávamos em uma sala com pouco mais de 50 idosos. Agora, são mais de 5,5 mil pessoas atendidas. Nunca imaginaríamos que a UMA se tornaria esse projeto social com toda essa dimensão. Hoje, estamos em Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional e trabalhando para expandirmos ainda mais”, pontuou.

Centro Intergeracional

O Centro Intergeracional Sarah Gomes funcionará no câmpus de Palmas da UFT e contará com uma estrutura de oito salas e uma equipe multiprofissional que oferecerá aulas práticas e técnicas no conceito de intergeracionalidade, educação especial, arte, cultura e ciência, tendo como público-alvo os filhos de servidores e de alunos da UFT; acadêmicos da UMA e crianças de baixa renda que frequentam as redes públicas de ensino, tanto municipal quanto estadual.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Enem 2020: ministro da Educação diz que abstenção foi de 51,5%
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA