Nacional

Nomeado por Covas, secretário da educação foi denunciado na máfia da merenda

Publicado

em


source
Fernando Padula Novaes, novo secretário de educação de São Paulo
Prefeitura de São Paulo/Reprodução

Fernando Padula Novaes, novo secretário de educação de São Paulo

Nomeado pelo prefeito Bruno Covas como o novo secretário de Educação da cidade de São Paulo, Fernando Padula já foi acusado de participar do suposto esquema de fraudes e desvios conhecidos como a “máfia da merenda”, que repercutiu durante a gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

À época, em 2014, Fernando Padula era chefe de gabinete da Secretaria de Educação do estado, período em que, de acordo com o Ministério Público, foram cometidas as irregularidades.

Em 2018, Padula foi denunciado por corrução passiva. O processo está em tramitação na Justiça Federal. O secretário também foi acusado de improbidade administrativa. 

Segundo o advogado de Padula, ele é inocente e não tem ligação com as supostas irregularidades apontadas nas ações.

READ  Presidente do Conselho Estadual de Educação afirma que falta estrutura para fiscalizar

Padula é amigo de Covas de longa data. Juntos, frequentaram o Clube dos Tucaninhos durante a infância.O secretário ganhou notoriedade em meio aos protestos de alunos de escolas estaduais contra a reorganização escolar, quando várias unidades foram ocupadas, em 2015. Na ocasião, quando era chefe de gabinete, usou a palavra “guerra” no contexto dos protestos, o que acirrou os ânimos entre estudantes. 

Máfia das merendas

Segundo o MP, Capez, atualmente diretor-executivo do Procon do governo João Doria (PSDB), teria recebido propina para viabilizar a contratação da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar) pelo governo estadual, no valor de R$ 11,4 milhões, para a entrega de sucos de laranja.

Padula, por sua vez, permitiu que essa contratação fosse feita. Capez chegou a virar réu no processo criminal e teve bens bloqueados na ação civil de improbidade, mas as acusações contra ele foram arquivadas pelo STF em ambos os casos.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA