Política

No programa Alego Saúde, da TV Assembleia, especialista aborda avanços no tratamento do vírus HIV

Publicado

em

O programa Alego Saúde, apresentado pela jornalista Andreia Santana, recebeu essa semana, a médica infectologista Débora Rigo. A edição colocou em pauta as dificuldades enfrentadas ao receber um diagnóstico do vírus HIV e da AIDS. No programa, a infectologista também destacou os avanços relacionados aos tratamentos da doença. 

A temática é discutida em alusão ao “Dezembro Vermelho” que é o mês da campanha nacional de conscientização sobre o HIV. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 920 mil brasileiros vivem com o vírus. Deste total, 89% foram diagnosticados, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas que fazem o tratamento já não transmitem o HIV, por terem atingido a carga viral indetectável no organismo.

Atualmente, o tratamento medicamentoso é essencial para manter o controle do vírus, é o que explicou a infectologista. “Os avanços maiores da medicina tem sido o controle do vírus, não só visando a cura, mas procurando dar mais qualidade de vida para os pacientes portadores do vírus”, esclareceu.

Ainda durante o programa, a médica alertou: “Ter HIV não significa ter AIDS. A AIDS é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo vírus do HIV, ou seja, ocasionada pelos desdobramentos do contágio. Portanto, apesar de terem o mal em comum, não significam a mesma coisa no corpo do ser humano. O vírus tem um período longo de incubação antes do aparecimento dos sintomas da doença. Então uma pessoa pode ser portadora do vírus sem necessariamente estar com AIDS”, afirmou.

READ  Alysson Lima pleiteia que ICMS de combustíveis seja reduzido não só para aviação

Os telespectadores da TV Alego poderão conferir a entrevista completa nesta quarta-feira, 7, pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA