Geral

No Dia Mundial do Consumidor, Governo do Tocantins lança projeto inédito de Educação Financeira

Publicado

em


No Dia Mundial do Consumidor, Governo do Tocantins lança projeto inédito de Educação Financeira

15/03/2021 – Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins com o objetivo de promover a educação financeira, estimular o consumo consciente e prevenir o endividamento, lança nesta segunda-feira, 15, o Projeto de Educação Financeira, em um evento alusivo ao Dia Mundial do Consumidor, que será transmitido pelo canal do YouTube da Unitins, às 9 horas, com a palestra da economista do Instituto de Defesa do Consumidor, Ione Amorim.

O Projeto Educação Financeira, Consumo Consciente e Prevenção do Endividamento, aos servidores públicos estaduais, é resultado da união de esforços entre cinco pastas estaduais: Secretaria da Administração (Secad); Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência do Procon; Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev); Secretária da Comunicação (Secom) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Na ocasião os representantes de cada órgão assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a execução do projeto.

Para o secretário da Administração, Bruno Barreto, a sucessão de crises no país e o cenário da pandemia despertou na Administração a necessidade de levar conhecimento aos servidores sobre educação financeira. “Embora o uso do dinheiro faça parte do dia a dia, poucos sabem realmente lidar com essa tarefa. Em geral, as decisões são tomadas por impulso ou por imitação sem informações suficientes e com pouca reflexão. Nossos objetivos consistem em prevenir o endividamento, estimular o consumo consciente e proporcionar condições para tomada de decisão assertiva, em relação ao cenário financeiro no qual o servidor se encontra, bem como esclarecer sobre as modalidades de empréstimo consignado e suas consequências”, enfatiza o secretário.

Foco do Projeto

O Projeto visa informar os consumidores servidores públicos do Estado do Tocantins, bem como possíveis usuários de empréstimo consignado, oferecendo melhor proveito do benefício, por meio de capacitação. A educação financeira é uma modalidade importante para equilíbrio monetário que interfere diretamente no bem-estar do indivíduo.

Compreender e administrar as finanças, por meio de planejamento de gastos e programação de metas para compras e investimentos, produz bons resultados e evita o endividamento, estresse, desentendimento familiar e previne doenças emocionais.

Entre os desafios para a iniciativa do Projeto, segundo Bruno Barreto, estão comunicar a educação financeira de forma sustentável, torná-la atraente para os servidores, num ambiente em que eles são cada vez mais atraídos por facilidades ao crédito.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile