Geral

Naturatins realiza cursos de plantação e produção de alimentos para moradores da Serra de Lajeado

Publicado

em

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizou um curso sobre Sistemas Agroflorestais e Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A capacitação ocorreu na Fazenda Esperança, localizada na Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Lajeado, como finalidade de melhorar a qualidade no consumo de alimento da comunidade.

Sistemas Agroflorestais são formas de plantação de não só uma espécie, mas várias com sazonalidades diferentes. Assim, durante todo ano a comunidade tem o que consumir e ainda pode comercializar o excedente, gerando renda familiar.

A supervisora da APA, Camila Muniz, explicou que durante o curso, além dos fundamentos teóricos sobre as técnicas, os participantes também tiveram oportunidade de colocar em prática aquilo que aprenderam. “Foram plantadas mudas de caju, cajá, baru, banana, tamarindo, cupuaçu, camu-camu, entre outras espécies nativas do Cerrado, além de espécies que consumidas no dia a dia”, ressaltou.

Parceria entre órgãos

O curso é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre Naturatins e Ruraltins, visando o fortalecimento socioambiental dentro das unidades de conservação do Estado. Por ser uma área de proteção, existem limitações para produção agrícola, e o curso ajuda a comunidade a adquirir maneiras para garantir renda, ao mesmo tempo em o equilíbrio ambiental é mantido.

Participantes do curso tiveram oportunidade de colocar técnicas aprendidas em prática – Naturatins/Governo do Tocantins

READ  Governo de Goiás abre licitação para eletrificar frota do Eixo Anhanguera

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA