Nacional

MP aciona prefeito de cidade na Bahia que ‘furou fila’ na vacinação da Covid-19

Publicado

em


source
Prefeito de Candiba (BA)
Reprodução/ Facebook

Prefeito de Candiba (BA)

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) ajuizaram na Justiça Federal, duas ações – de improbidade e ação civil pública – contra o prefeito do município Candiba (BA), Reginaldo Martins Prado (PSD), vacinado contra a Covid-19 antes do grupo prioritário. O prefeito, de 60 anos, foi alvo de críticas por “furar a fila” após postar imagens em rede social.

Nas ações, o MPF e o MP-BA querem a condenação do prefeito por ato de improbidade administrativa e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145mil. O MP justifica que o prefeito tem 60 anos de idade e não reside em uma instituição para pessoas idosas, portanto só deveria ser contemplado na segunda fase da campanha.

Segundo a ação, o gestor se valeu de seu cargo público, chefe superior da administração local, para se colocar à frente dos pouco mais de 14 mil habitantes do município. A cidade de Candiba recebeu 100 doses da vacina CoronaVac, suficientes para imunizar somente 50 pessoas na primeira etapa.

O MPF e MP-BA requerem também na ação civil pública , com pedidos em caráter de urgência, que a Justiça determine que o prefeito seja impedido de receber a segunda dose da vacina até que chegue o momento de vacinação do grupo em que se enquadra, e que que seja obrigado a fazer uma retratação pública, reconhecendo a ilegalidade de seu ato e destacando a importância de a população respeitar a ordem estabelecida.

São prioridade nesta primeira etapa da vacinação: trabalhadores da saúde, pessoas de 60 anos ou mais que vivem em abrigos, pessoas com deficiência institucionalizadas, população indígena vivendo em terras indígenas.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA