Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Metrologia realiza Operação Especial de Natal

Publicado

em

Com a chegada das festas de fim de ano é costume dos brasileiros decorar a casa com luzes e artigos natalinos, além de presentear as pessoas mais queridas. Com isso, a Agência Estadual de Metrologia do Tocantins (AEM-TO), participou da Operação Especial de Natal, uma ação realizada por todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que teve como objetivo fiscalizar tais artigos, visando à segurança dos consumidores.

Durante os dias 5 a 9 de dezembro, o órgão colocou em prática a Operação Especial de Natal, que fiscalizou se as luminárias natalinas, brinquedos e bicicletas infantis, vendidas no comércio palmense, atendem aos requisitos de segurança e qualidade estabelecidos nos regulamentos do Instituto. Em Palmas, foram fiscalizados 238 itens em quatro estabelecimentos comerciais e não foram encontrados produtos irregulares sendo comercializados sem o selo do Inmetro. 

Para a presidente do AEM-TO, Grazielly de Oliveira, a fiscalização segue as normas estabelecidas pelo Inmetro e faz um alerta aos consumidores para que adquiram brinquedos e bicicletas infantis somente que trouxerem o selo do Inmetro.  “O selo é a principal garantia de que o item está de acordo com as normas de segurança. Por isso, é importante que o consumidor esteja atento na hora das compras para evitar riscos desnecessários, adquirindo somente produtos que tenham a presença do selo de conformidade do Inmetro”, orienta a presidente da AEM-TO.

As luminárias do tipo mangueiras e pisca-piscas natalinas não tem a obrigação de trazer o selo do Inmetro, mas a fiscalização se deu em função do plugue, que deve obedecer à legislação, sendo que seu formato deve ser o de poço sextavado, e não conter material ferroso, que pode trazer riscos à saúde e à segurança do consumidor e do seu patrimônio.

Produtos Pré-embalados 

Os produtos pré-embalados, ou embalados longe das vistas do consumidor, também foram fiscalizados. Esses produtos são a grande maioria consumida pelos brasileiros, o que reforça a importância na sua fiscalização, que ocorre durante o ano todo, mas durante as festas de final de ano, os mais fiscalizados foram produtos mais consumidos nesta época do ano, como por exemplo: os panetones, oleaginosas e chocolates.

Durante a ação foram recolhidas 65 unidades de produtos em dois estabelecimentos comerciais em Palmas, que passarão por exame pericial realizado pela equipe técnica do Pré-Medidos. Durante o exame serão analisados se as unidades estão dentro dos padrões determinados pelo Inmetro.  

Divulgação dos resultados

Após a conclusão dos exames detalhados, realizados em laboratório com a presença de representantes das marcas, será divulgado, ainda no mês de dezembro.

Operação Especial de Natal

A operação é realizada anualmente por todos os Órgãos delegados do Inmetro no país por recomendação do Instituto, com o objetivo de retirar do mercado os brinquedos e produtos que não estejam de acordo com as especificações da legislação federal.

Além disso, a orientação também é para que o consumidor adquira produtos somente em lojas devidamente regulamentadas e estabelecidas, evitando comprar artigos de vendedores de rua ou sem comprovação de procedência.

Ouvidoria

Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do AEM-TO pelo telefone e WhatsApp: (63) 3218-2076 que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ou no e-mail: [email protected] ou pelo site https://www.to.gov.br/aem no link “Ouvidoria”.

Presidente da AEM, Grazielly de Oliveira, orienta que “A principal obrigatoriedade é a presença do Selo de Conformidade do Inmetro, que deve estar nos produtos, inclusive em importados” – Metrologia/Governo do Tocantins

Produtos pré-embalados foram fiscalizados e recolhidos para exame pericial – Metrologia/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA