Tocantins

Meio Ambiente e Defesa Civil participam de planejamento do Monitor de Secas para 2021

Publicado

em


Meio Ambiente e Defesa Civil participam de planejamento do Monitor de Secas para 2021

08/02/2021 – Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil participaram nesta sexta-feira, 5, de reunião do grupo de trabalho do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas (ANA). O encontro virtual teve como proposta avaliar as ações realizadas entre as instituições parceiras no ano passado, bem como traçar diretrizes que serão seguidas no ano de 2021.

A reunião contou com 57 participantes de diferentes instituições do Brasil. O Tocantins é o único estado da região Norte que possui representante neste grupo de trabalho.

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, a reunião com a participação de todos os estados que elaboram o Monitor de Seca é de extrema relevância. Ele afirma que, para termos dados reais, é preciso unificar e consolidar as informações da situação de seca no Estado. Para o gestor, são muito significativos a troca de experiência, o realinhamento e o planejamento das ações para 2021.

Entre as prioridades para este ano, o grupo propôs medidas como a integração das instituições de pesquisa, tais como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmet); a elaboração dos planos de capacitação; a difusão dos dados do Monitor de Secas; e a perspectiva para formação de novos autores do mapa e narrativa.

Em 2021, a equipe técnica local responsável pela validação dos dados vai concentrar esforços no aprimoramento dos produtos de monitoramento e ampliar a rede de observadores nos respectivos estados.

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca em vários estados brasileiros, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas http://monitordesecas.ana.gov.br/.

Como resultado de uma parceria com a Semarh, a ANA entrega mensalmente o mapa gerado pelo Monitor de Secas, que serve para a tomada de decisões a diversos setores estratégicos para o desenvolvimento do Tocantins, dentre os quais, o agronegócio. O diretor da Semarh, Aldo Azevedo, explica que, para apresentar um mapa Monitor de Seca, são necessários dados do Inpe, Inmet e das universidades, além de dados extraídos dos relatórios dos observadores que colhem as informações presencialmente por meio das estações meteorológicas.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Naturatins prorroga prazos administrativos em função da implantação do Sigam
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA