Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Educação

MEC confirma reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores

Publicado

em

A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nova tabela de cálculos para a distribuição dos recursos das cotas estadual e municipal do salário educação. Esse recurso é distribuído pelo Governo Federal aos estados e municípios, com o objetivo de financiar ações, programas e projetos educacionais.

De acordo com o MEC, o salário educação não deve ser utilizado para o pagamento de pessoal, “por previsão legal”. Porém, ele pode ser usado em outras ações de manutenção e desenvolvimento do ensino. A tabela inclui a quantidade de alunos matriculados no Ensino Público, coeficientes de distribuição e estimativa anual de repasse para 2023.

A portaria do MEC afirma que o valor das cotas estadual e municipal corresponde a dois terços de 90% da arrecadação líquida apurada em cada unidade da Federação. No entanto, a estimativa anual de repasse pode ser alterada em função do comportamento da arrecadação realizada ao longo do ano e de possíveis mudanças nos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2022.

O MEC espera que a nova tabela possa auxiliar na alocação dos recursos de forma mais eficiente e equitativa para as unidades federativas e municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no País.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA