Política

Matérias do Governo e de deputados têm aval definitivo do Plenário

Publicado

em

O Plenário do Parlamento goiano se reuniu, na tarde desta quinta-feira, 9, para a 39ª sessão ordinária híbrida e última da semana. Durante a Ordem do Dia, foram aprovados seis projetos de lei, sendo quatro de iniciativa parlamentar e dois oriundos da Governadoria. Cinco proposituras receberam o aval definitivo da Casa e uma está apta a ser votada em segunda fase. Os trabalhos foram inicialmente conduzidos pelo presidente Lissauer Vieira (PSD) e finalizados pelo deputado Henrique Arantes (MDB).

De origem do Executivo, recebeu o aval definitivo da Alego a proposição de nº 1081/22, que visa alterar a Lei nº 14.812 de 2004 e, assim, adequar a denominação da unidade escolar de “escolas” para “colégios” estaduais. No projeto enviado à Assembleia, o governador Ronaldo Caiado (UB) explica que a categoria escola engloba apenas o ensino fundamental, enquanto colégios ofertam, ainda, ensino médio.

A iniciativa foi proposta pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para regularizar as unidades de ensino, em especial as que atendem ao ensino superior indígena em zonas rurais, visando adequar essas unidades ao projeto político-pedagógico do estado. Titular da pasta, Fátima Gavioli apontou que a alteração contempla o Projeto Goiás Intercultural e atende à meta nove do Plano Estadual de Educação.

READ  Maycllyn Carreiro enaltece o trabalho do Governo sobre os serviços do Ipasgo e avanços na Educação

Também da Governadoria, o Plenário aprovou, em votação definitiva, o projeto de nº 10112/22, que visa autorizar o Executivo a adquirir, por meio de doação onerosa do Município de Teresina de Goiás, imóvel com 1.925,00 m², avaliado em  R$ 42.432,71. O bem será destinado à construção de um campo de futebol society pelo Estado de Goiás na cidade em questão.

Projetos de deputados

Entre as proposições aprovadas em fase definitiva está a que extingue, no âmbito da realização de concursos públicos em Goiás, a chamada “cláusula de barreira”.  Isso é, de acordo com a matéria, candidatos aprovados no cadastro de reserva não poderão ser eliminados dos referidos certames caso estes ainda estejam em andamento ou dentro do prazo de validade ou de prorrogação. A iniciativa, protocolada sob o nº 1285/22, é do deputado Virmondes Cruvinel (UB) e tem como apensado o processo legislativo de 1304/22, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL).

Tendo em vista a defesa do consumidor, está apto à sanção do governador a matéria que determina a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais colocarem os monitores da caixa registradora de forma visível para quem compra. A proposta de nº 2391/19, assinada pelo deputado Cairo Salim (PSD), busca proteger o direito de informação adequada sobre o preço do produto, garantia estabelecida pelo Código de Defesa e Proteção do Consumidor (Lei nº 08.078/90).

READ  Mudanças na estrutura administrativa do Corpo de Bombeiros têm aval definitivo do Plenário

Também em 2ª fase de votação, o Plenário aprovou a matéria de nº 0914/22, de autoria do deputado Chico KGL (UB), que visa conceder Título de Cidadania Goiana a Carlos Fetz.

Já em 1ª fase de votação, recebeu sinal verde do Plenário da Alego o projeto de nº 1139/20, assinado pelo deputado Cláudio Meirelles (PL). A matéria prevê a criação de medidas de apoio à gestante e à preservação da vida, nas unidades de saúde da rede púbica de Goiás. A proposição está apensada à de nº 1356/20, de autoria de Antônio Gomide (PT). 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA