Política

Matéria quer alterar nome de Aparecida de Goiânia recebe parecer favorável da CCJ

Publicado

em

O deputado Paulo Cezar Martins (MDB) apresentou, recentemente, na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 1950/22, que pretende alterar o nome do município de Aparecida de Goiânia, criado pela Lei nº 4.927, de 14 de novembro de 1963, para Aparecida. A matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Francisco Oliveira (MDB), que apresentou um substitutivo apenas com o intuito de melhor adequar a redação da proposta. O processo encontra-se com vista para o deputado Humberto Teófilo (Patriota).

Primeiramente, na matéria, o parlamentar lembra que o povoado que deu origem ao município de Aparecida de Goiânia surgiu em maio de 1922, através de uma doação de terras realizada por um grupo de fazendeiros à Igreja Católica, cuja área pertencia ao município de Pouso Alto, atual Piracanjuba.

Nesse contexto,  a unidade territorial foi crescendo e se transformou em vila e, posteriormente, em Distrito, que já possuiu vários nomes, como Aparecida, Vila Aparecida de Goiás, Distrito de Goialândia, Distrito de Aparecida.

Contudo, prossegue, em novembro de 1963, com sua emancipação política, recebeu o nome de: Aparecida de Goiânia. “Não obstante, esse último nome não é consenso entre os moradores do município, visto que proporciona uma identificação com Goiânia, impedindo a cidade de Aparecida de ter sua própria identidade”, escreve Paulo Cezar.

READ  Bolsonaro pede aprovação de reformas em mensagem ao Congresso Nacional

O deputado reforça, ainda, que é imprescindível que, antes da aprovação dessa matéria, seja realizado um plebiscito com a população, a fim de debaterem sobre a alteração em questão. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA