Política

Matéria que defende consulta popular para decidir sobre fechamento de escola da rede estadual recebe aval do Plenário

Publicado

em


Foi aprovado, na tarde desta quarta-feira, 11, em primeira votação, pelo placar de 21 a 0, o projeto nº 1680/19, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), que dispõe sobre a realização de consulta popular nos casos de fechamento das escolas da rede pública estadual de ensino de Goiás. O petista propõe que o fechamento de escola, somente aconteça se autorizado pela comunidade escolar por meio de consulta popular, organizada sob a forma de plebiscito.

Gomide sustenta que “além da estrutura física e profissional que compõe o local, deve-se considerar as necessidades, os anseios e possibilidades daquela comunidade escolar”, pois de acordo com ele, muitas vezes a família conta somente com aquela unidade para garantir ao seu filho o acesso à educação. Gomide reforça que existem casos em que a criança não possui sequer condições de se deslocar para outro bairro, quer seja pelo tempo do deslocamento ou pelo custo.

Desta maneira, a proposta do deputado torna obrigatória a oitiva das comunidades escolares, antes que sejam decretadas como unidades escolares fechadas, por decisão exclusiva do Poder Executivo. No entender de Gomide é legítimo que as famílias, responsáveis pelos alunos das escolas em questão, possam participar e decidir sobre o fechamento ou não das escolas. Ele sugere que seja feito um levantamento, para aferir a quantidade de alunos que serão prejudicados e quais seriam os impactos que o fechamento escolar causaria nessas comunidades.

READ  Matéria do deputado Delegado Eduardo Prado que busca ampliar segurança no trânsito deve ser votada em fevereiro

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA