Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Lucas Calil quer que estado indenize fazendeiro que tenha gado comido por onça

Publicado

em


Foi apresentado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pelo deputado Lucas Calil (MDB) a propositura nº 1577/22, cujo objetivo é instituir o programa “lei da onça” para preservação de felinos silvestres, especialmente a onça-pintada e a onça-parda, que se alimentam eventualmente de gados particulares.

A matéria estabelece também que o fazendeiro cujo gado for abatido em razão da cadeia alimentar deve receber indenização em dinheiro, mediante constatação feita pelo órgão competente a ser paga pelo Poder Executivo Estadual. A avaliação deverá considerar o valor de mercado, prevalecendo o valor do dia. Além disso, o pagamento deve ser o de duas vezes o valor da avaliação, pago em até 60 dias.

O texto determina, também, que sejam aplicadas multas aos proprietários que tentem obter a indenização mediante fraude. E o Estado deve disponibilizar telefone ou meio eletrônico para que o produtor rural possa protocolar o ocorrido.

Para justificar a iniciativa, o deputado considerou que o objetivo central da matéria é o ressarcimento aos fazendeiros que tenham seu gado abatido por onças no território de Goiás e enfatizou a manutenção do ecossistema, pois sempre ocorre de grandes felinos abaterem gados, ocasionando prejuízo aos fazendeiros.   

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a matéria está sob relatoria do deputado Wilde Cambão (PSD). 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA