Política
Lissauer pleiteia que mulheres tenham direito a acompanhante em procedimentos médicos
Chefe do Poder Legislativo goiano, o deputado Lissauer Vieira (PSD) apresentou o projeto de lei que assegura às mulheres o direito a ter acompanhante, de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, em procedimentos cirúrgicos ou qualquer outro que exija a sedação. O direito previsto na propositura protocolada com o nº 10593/22, será observado por hospitais e clínicas públicos ou privados, e informado por meio da afixação de placa, em local visível, na entrada do estabelecimento e na entrada do centro cirúrgico.
Ainda, de acordo com a redação do projeto e caso o mesmo vire lei, o descumprimento quando praticado por funcionário público acarretará a aplicação das penalidades previstas na Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020.
Quando praticado por funcionários de clínicas ou hospitais privados, haverá a aplicação, de forma gradativa, de acordo com a responsabilidade do infrator, das seguintes penalidades administrativas: na primeira vez, advertência; a partir da segunda vez, multa de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00, a ser paga em dobro em caso de reincidência, sendo os seus valores atualizados anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE).
“Diante dos abusos sexuais sofridos pelas mulheres, é essencial que busquemos soluções para prevenir essas violências. Portanto, assegurar o direito ao acompanhante a mulher se trata de um fator de segurança à paciente que está sendo assistida, uma boa prática durante a assistência de saúde que deve ser promovida”, argumenta Lissauer Vieira na justificativa da propositura, relembrando casos de abuso de pacientes, no Brasil, por parte de profissionais da saúde.
A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, se for acolhida, será deliberada pelo Plenário da Alego.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
-
Saúde6 dias atrás
Novembrinho Azul: Prioridade na Saúde Preventiva de Meninos
-
Economia6 dias atrás
Venda de veículos aumenta 21,6% em outubro, diz Anfavea
-
Cidades5 dias atrás
Procon interdita loja por comercialização de peças falsificadas
-
Cidades6 dias atrás
Cesta básica em Goiânia tem variação de preços de até 147,36%
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5889
-
Saúde4 dias atrás
Hospital Estadual de Itumbiara recebe prêmio Top Quality Ouro pelo Programa 5S
-
Educação6 dias atrás
Estudantes da rede estadual de Goiás conhecem a Europa
-
Cidades6 dias atrás
Polícia de Goiás cumpre 8 medidas judiciais em MT e MS
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar