Geral

Lincoln Tejota apoia Bruno Peixoto na presidência da Assembleia

Publicado

em

O deputado estadual Bruno Peixoto (UB) obteve a última das 40 assinaturas, assim, conquistou unanimidade entre os parlamentares no objetivo de ocupar a presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O último apoio foi oficializado em jantar com o ex-vice-governador e deputado eleito Lincoln Tejota (UB).

Com isso, Bruno Peixoto torna-se candidato único à presidência da Casa Legislativa, já que Lincoln se retira da disputa. A eleição para a nova Mesa Diretora deve ocorrer, dia 1º de fevereiro, com a mudança de legislatura.

Com isso, Lincoln Tejota deve ficar com a presidência da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana, vice-presidência de outras duas comissões, e integrante da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da casa.

A votação na Alego

O andamento das eleições é coordenado pelo deputado mais votado, no caso, Bruno Peixoto (UB), conforme determina o Regimento Interno da Casa. A votação só será iniciada ao contar pelo menos 21 deputados no plenário.

Aberta a sessão, o presidente declarará instalada a 20ª Legislatura e procederá à cerimônia de posse, convidando Lucas do Vale (MDB) para ocupar a primeira-secretaria, convidando, em seguida, o deputado Lucas Calil (MDB) para a segunda-secretaria.

Em seguida, o presidente procederá à cerimônia de posse, proclamando os nomes dos deputados constantes da relação de eleitos, convidando cada um dos deputados, individualmente, a levantar e proferir o juramento. Na sequência, aberta a eleição, será feito o registro, junto à Mesa, individualmente ou por chapa, de candidatos que pretendam concorrer aos cargos que compõem a Mesa Diretora da Assembleia.

Em seguida, haverá chamada nominal dos deputados para a votação, pronunciando em voz alta nomes e cargos dos candidatos. Haverá acompanhamento dos trabalhos de apuração junto à mesa diretiva, por dois ou mais deputados indicados à presidência por partidos diferentes e por candidatos avulsos.

A proclamação dos votos, em voz alta, será feita por um secretário e sua anotação por dois outros, à medida que apurados. Haverá a redação, pelo secretário, e a leitura, pelo presidente, do resultado da eleição, na ordem decrescente, por fim, a proclamação, pelo presidente, do resultado final da eleição.

Finda a eleição da Mesa Diretora para o primeiro Biênio, o presidente eleito assumirá, imediatamente, a presidência, ato contínuo, empossará os demais membros da Mesa e seus substitutos.

Portais Mais Goiás e Folha Z

 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA