Geral
Lançada pesquisa sobre infecção por covid-19 no país
Na manhã desta quarta-feira (5), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), participou do lançamento da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), na sede do Ministério da Saúde.
“Vamos nos unir para enfrentar o nosso único inimigo, que é o vírus” Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
O estudo lançado pelo órgão federal tem por objetivo identificar o perfil por infecção de covid-19 na população utilizando dados da Pesquisa Populacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A nova pesquisa vai permitir entender o comportamento do vírus no Brasil e descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes do estudo. “É um arrojado estudo epidemiológico que trará respostas fundamentais para que possamos acertar o alvo”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Vamos nos unir para enfrentar o nosso único inimigo, que é o vírus”.
Abrangência
A pesquisa prevê a testagem sorológica de um público-alvo de 211.129 indivíduos, em 274 municípios brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, esse é um dos maiores inquéritos sorológicos sobre covid-19 registrados no mundo, até o momento.
“Será um trabalho de muita expressividade para o país” Osnei Okumoto, secretário de Saúde
As amostras sorológicas coletadas serão analisadas nas unidades de apoio ao diagnóstico de covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O material deve permitir a detecção da resposta à infecção e à vacina.
Okumoto parabenizou a iniciativa e ressaltou que os resultados vão auxiliar no enfrentamento à pandemia no país e no Distrito Federal. “Será realmente um trabalho de muita expressividade para o país”, declarou.
Participaram também do lançamento o secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Arnaldo Medeiros; o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira; o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Socorro Gross.
*Com informações da Secretaria de Saúde
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5901
-
Geral6 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5900
-
Turismo6 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Destaque4 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Trabalho3 dias atrás
Feirão de Empregos oferece mais de 10 mil vagas em oito cidades
-
Nacional5 dias atrás
PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar