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Jucetins e Sefaz avançam para integrar sistemas e automatizar inscrição estadual

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A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) estão em tratativas avançadas para integrar os sistemas de cada órgão e tornar automático o ato da inscrição estadual após o registro de uma empresa.

Em reunião nessa terça-feira, 24, o presidente da Jucetins, José Aníbal; o gerente de Planejamento, Helivan Lopes; e o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos, alinharam novas ações juntamente com a equipe de cadastro da Sefaz. 

Como é hoje

Atualmente, após o registro da empresa na Junta Comercial, o processo de abertura é encaminhado via sistema Simplifica Tocantins para a Secretaria de Estado da Fazenda realizar a inscrição estadual. 

A Sefaz recebe o documento, um servidor preenche as informações no sistema do órgão e, após realizada a operação, a inscrição é enviada ao Simplifica. 

O que muda

Com a integração, esse processo será automático, sem a necessidade de ter um servidor da Sefaz para preencher as informações no sistema. Ou seja, o ato será encaminhado via Simplifica Tocantins direto para o sistema da Fazenda, que fará automaticamente a inscrição estadual e a devolverá para o Simplifica, ficando disponível aos contribuintes e aos órgãos de legalização.

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Agilidade

O presidente da Jucetins, José Aníbal, afirmou que a integração entre Jucetins e Sefaz é mais uma ação do Governo do Tocantins para facilitar a vida do empreendedor. “Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, os órgãos da gestão que cuidam do registro empresarial estão trabalhando em sintonia para aprimorar o ambiente de negócios”, afirmou.

Para o presidente, as mudanças tornarão o processo de registro de empresa mais prático e dinâmico. “A Jucetins, como gestora da Redesim, não se contenta apenas em registrar, também busca fomentar o empreendedorismo colaborando com todas as etapas de abertura”, completou.

O superintendente de Integração e Desenvolvimento da Sefaz, Guilherme Sales de Carvalho, destacou que a automatização trará mais agilidade ao cidadão. “A integração vai proporcionar uma resposta mais assertiva para cadastrar o contribuinte na Secretaria de Estado da Fazenda”, frisou.

Equipe de Cadastro da Sefaz

Participaram da reunião por parte da equipe de cadastro da Sefaz, as auditoras fiscais Jussara Espíndola e Cristiane Ferreira; o diretor de Informações Econômicas e Fiscais, João Herculano; e o assistente administrativo, Maurício Galvão.

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Fonte: Governo TO

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